domingo, 30 de janeiro de 2011

Estudante da UESPI desenvolve pesquisa sobre educação no Semiárido

O estudante do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Wilson Pereira Gomes Oliveira, concluiu pesquisa sobre as políticas públicas de educação desenvolvidas no Semiárido Piauiense. O trabalho analisou as contribuições do Programa Permanente de Convivência com o Semiárido (PPCSA), vinculada ao Governo do Estado do Piauí, no desenvolvimento de políticas públicas que impulsionassem a educação contextualizada no Estado.
Durante a pesquisa, o jovem pesquisador procurou destacar as principais ações desenvolvidas pelo PPCSA no sentido de fortalecer a política de educação para a convivência com o Semiárido no Estado, destacando a importante parceria estabelecida entre o órgão governamental com a Rede de Educação no Semiárido Brasileiro (RESAB).
Dentre as contribuições desenvolvidas pelo PPCSA na área da construção de uma política de educação para a convivência com o Semiárido, a pesquisa destacou os eventos formativos voltados para a compreensão do semiárido e suas características geoambientais, bem como, os processos formativos desenvolvidos em parceria com a RESAB e a Secretaria Estadual de Educação direcionados para os professores da rede pública de ensino, com o intuito de construir uma proposta de educação específica para  região, que possibilite o diálogo com as especifidades sociais, culturais e políticas e fomente o desenvolvimento de novos conhecimentos voltados para a melhoria da qualidade de vida da população. O trabalho de pesquisa foi orientado pelo professor Antônio Glauber Alves Oliveira, que participou da RESAB representando a Universidade Estadual do Piauí.

domingo, 16 de janeiro de 2011

UVA promove Encontro de Pesquisa sobre o Semiárido

A Pró-reitoria de Extensão da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) está promovendo, no período de 18 a 21 de maio 2011, o III Fórum Brasileiro do Semiárido, traz como tema “Educação contextualizada: natureza, técnicas, cidadania e diversidade cultural”, oferecendo espaços para mesas-redondas e grupos de trabalhos e apresentações individuais em diversos eixos temáticos.

Os eixos temáticos consistem em traduzir os trabalhos de ensino, pesquisa e extensão que alinham-se nas diversas áreas do conhecimento e que tratam do semiárido. Dentre os eixos temáticos priorizados destacam: Paradigmas de abordagens do semiárido; Educação contextualizada para o semiárido; Convivência sustentável com semiárido; e Cenários e vivências: uma incursão no semiárido.

O evento se apresenta como espaço estratégico para troca de experiências e saberes entre acadêmicos, educadores e técnicos que atuam na área do semiárido, principalmente discutindo e produzindo estratégias de convivência com o Semiárido.

Para cada sub-eixo, haverá uma publicação especial em forma de livro, compondo os melhores trabalhos selecionados por uma comissão científica. Os trabalhos deverão ser enviados aos endereços dos coordenadores de cada sub-eixo, que pode ser encontrado no site do evento: http://www.uvanet.br/forum_semiarido/inicial.php.