sábado, 17 de setembro de 2011

III Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido Brasileiro


III Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido Brasileiro: “Experiências para Mitigação e Adaptação” será realizado no período de 25 a 27 de outubro de 2011 no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Campus de Juazeiro na Bahia.
O evento tem como objetivo reunir pesquisadores, tomadores de decisão e demais profissionais da área debatendo temas importantes relacionados a Políticas públicas para redução da emissão de CO2; Ações de combate à desertificação; Potencialidades do bioma caatinga frente às mudanças climáticas; Manejo, Estoque e dinâmica no fluxo de carbono no Bioma Caatinga; Agricultura de baixo carbono e Tecnologias de adaptação às Mudanças Climáticas. Será promovido pela EMBRAPA Semiárido, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF e do Instituto Nacional do Semiárido - INSA.
As inscrições para a apresentação de trabalhos científicos no III Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido estão abertas até o dia 25 de junho. Serão aceitos apenas resumos expandidos inéditos oriundos de trabalhos de pesquisa com mudanças climáticas e desertificação, realizados em diferentes áreas do conhecimento.
Nessa terceira edição, a programação técnica enfatiza a apresentação dos resultados de pesquisas, enfatizando as ações de mitigação e adaptação. Muitos destes estudos já estão sendo realizados na região semiárida e por meio da troca de experiências espera-se a busca de soluções para enfrentar as vulnerabilidades das comunidades decorrentes das mudanças globais. 
 

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Resab fará mapeamento das experiência de educação contextualizada no Piauí

A Rede de Educação do Semiárido Brasileiro (RESAB), Núcleo Piauí,  realizou na última sexta-feira (09/09), na Secretaria Estadual de Educação, uma reunião para planejar as atividades que serão priorizadas no segundo semestre 2011. Dentre as ações priorizadas, o destaque foi o mapeamento que a Rede vai fazer das atividades desenvolvidas no Piauí na área da educação contextualizada no semiárido. O levantamento deve envolver tanto as ações voltadas para a formação docente quanto às práticas educativas desenvolvidas nas escolas na perspectiva da educação para a convivência com o semiárido.
Além disso, foi priorizado também o acompanhamento sistemático do Curso de Especialização em Educação Contextualizada no Semiárido, desenvolvido pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e a RESAB, na microrregião de Picos, bem como o monitoramento das atividades desenvolvidas pelos alunos desse curso no contexto das escolas da educação básica.
O plano de ação contempla também o acompanhamento ao grupo de trabalho da RESAB que está responsável pela produção do material didático contextualizado no semiárido, composto por professores e técnicos que atuam na região. A idéia é que a primeira versão desse material fique pronta no mês de outubro para ser apreciada pela Rede e, em seguida, encaminhada para o Instituto Nacional do Semiárido (INSA), instituição que irá viabilizar a sua publicação.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

UFPI conclui Projeto de Formação de Educadores do Campo em Esperantina


Cerca de 60 professores da Rede Municipal de Ensino que trabalham na zona rural do município de Esperantina recebeu no final de julho 2011 o certificado de participação do Projeto de Formação de Educadores do Campo, realizado pela Universidade Federal do Piauí no período de novembro/2010 a julho de 2011.
O Projeto de Formação de Educadores do Campo buscou contribuir na melhoria da qualidade do ensino das escolas públicas do campo através da implementação de processos formativos que contribua para a construção de práticas educativas que valorizem os saberes e a cultura dos povos do campo.
Neste último módulo, os educadores tiveram a oportunidade de participar de uma atividade de campo, na comunidade Lagoa dos Macacos, para compreender melhor as riquezas e potencialidades do campo, bem como, conhecer as experiências inovadores desenvolvidas na comunidade na área da agricultura orgânica. O encerramento com entrega de certificados aconteceu na Escola Municipal Francisco Simplício do Vale na localidade Lagoa dos Macacos.
O processo formativo foi coordenado pelo o professores Elmo Lima  e Ariosto Moura (UFPI) e desenvolvido em 6 módulos, numa parceria com a Prefeitura de Esperantina, Secretaria Municipal de Educação, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Esperantina, Associações de Agricultores Familiares e o CEPES com o apoio do Ministério da Educação e Secretaria de Ensino Superior - SESU.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Educação e novas tecnologias: novos desafios às escolas do semiárido

O Ministério da Educação (MEC) vai distribuir tablets – computadores pessoais portáteis do tipo prancheta, da espessura de um livro – a escolas públicas a partir do próximo ano. A informação foi divulgada nesta quinta-feira pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, durante palestra a editores de livros escolares, na 15ª Bienal do Livro. O objetivo, segundo o ministro, é universalizar o acesso dos alunos à tecnologia.
Haddad afirmou que o edital para a compra dos equipamentos será publicado ainda este ano. "Nós estamos investindo em conteúdos digitais educacionais. O MEC investiu, só no último período, R$ 70 milhões em produção de conteúdos digitais. Temos portais importantes, como o Portal do Professor e o Portal Domínio Público. São 13 mil objetos educacionais digitais disponíveis, cobrindo quase toda a grade do ensino médio e boa parte do ensino fundamental."
Haddad não soube precisar o volume de tablets que será comprado pelo MEC, mas disse que estaria na casa das "centenas de milhares". Ele destacou que a iniciativa está sendo executada em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).
O avanço tecnológico traz novos desafios à educação no semiárido, tendo em vista o despreparo de muitos docentes quanto ao uso didático de novas ferramentas tecnológicas para potencializar os processos de ensino-aprendizagem. No entanto, o domínio das ferramentas tecnológicas é imprescindível no processo de produção e difusão de novos conhecimentos no semiárido e o poder público precisa viabilizar projetos de formação que garantam aos docentes e aos alunos o desenvolvimento de novas competências e habilidades voltadas ao uso pedagógico e educativo das novas tecnologias.