domingo, 19 de fevereiro de 2012

Feira Agroecológica fortalece agricultura familiar em Esperantina


O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Esperantina, em parceria com a Prefeitura Municipal de Esperantina, realizou no dia 27 de janeiro de 2012, a II Feira Agroecológica, na Praça da Biblioteca, em Esperantina.

A Feira Agroecológica tem o intuito de fortalecer a agricultura familiar através da produção e comercialização de produtos sem agrotóxico, oferecendo produtos saudáveis a comunidade e ampliando a renda dos agricultores.

Além da comercialização de produtos alimentícios, os agricultores apresentaram também na feira suas produções na área do artesanato, como podemos conferir no vídeo abaixo:


sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Ministro da Educação recebe movimentos sociais do campo


Na última sexta-feira (10/02), representantes dos movimentos sociais do campo estiveram reunidos em audiência com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, onde foi apresentada a última versão do Programa Nacional de Educação do Campo – PRONACAMPO. O encontro foi uma iniciativa do gabinete e assessoria do ministro e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI e da diretoria de Políticas para Educação no Campo e Diversidade – DPECAD.

Na ocasião, Aloizio Mercadante informou que ele e a Presidenta Dilma pretendem fazer o lançamento do PRONACAMPO no mês de março “Queremos realizar um ato no Palácio do Planalto, que dê visibilidade a esta política de governo e que reconheça a luta histórica dos movimentos sociais, em defesa da educação do campo”.

As entidades que integram a coordenação do Fórum Nacional de Educação do Campo – FONEC, fizeram falas que reafirmaram a importância da postura de diálogo do MEC, destacando que a efetividade deste programa, tanto do ponto de vista da implementação da política, quanto do seu monitoramento, passam pelo fortalecimento de instâncias como a SECADI e CONEC. Nesse sentido, Mercadante afirmou que“A Comissão Nacional de Educação do Campo – CONEC será o espaço político de monitoramento e avaliação do PRONACAMPO”.

Para José Wilson, diretor de Políticas Sociais da CONTAG, esta audiência representa a possibilidade de maior diálogo entre o MEC e os movimentos do campo: “O PRONACAMPO é resultado da luta histórica da CONTAG e dos movimentos sociais do campo, em defesa de uma educação contextualizada e coerente com as realidades do povo do campo e, em respeito a essa origem, é preciso que o ministério valorize nossas experiências e trajetórias e aprofunde esse diálogo”.

Sobre outros temas apresentados durante a reunião, o Ministro informou que o MEC irá se empenhar para que as demandas apresentadas pelos movimentos ocorram, mas também deixou claro que algumas delas precisam de alterações na legislação. Com relação à criação das escolas do campo, ele sugeriu que a questão seja pautada nos conselhos de Educação, inclusive com um debate público sobre o fechamento das escolas do campo, na intenção de pressionar para que estas sejam reabertas.

Por fim, ficou acordado na reunião que aquelas demandas que exigem maior aprofundamento de debate (questão das licenciaturas de Educação do Campo, Educação Infantil do Campo, Educação Integral, etc) serão objetos das próximas reuniões e audiências no ministério.
Fonte: Imprensa Contag

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

MEC distribuirá tablets para professores do ensino médio


O Ministério da Educação vai investir cerca de R$ 150 milhões neste ano para a compra de 600 mil tablets para uso dos professores do ensino médio de escolas públicas federais, estaduais e municipais. De acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, os equipamentos serão doados às escolas e entregues no segundo semestre.
O objetivo do projeto Educação Digital – Política para computadores interativos e tablets, anunciado pelo ministro Mercadante na última quinta-feira, 02/02, é oferecer instrumentos e formação aos professores e gestores das escolas públicas para o uso intensivo das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no processo de ensino e aprendizagem.
Além de enviar equipamentos, o Mec oferece cursos de formação aos professores. Segundo Mercadante, mais de 300 mil professores já fizeram o curso do ProInfo, e agora os 600 mil que lecionam no ensino médio terão à disposição um curso de 360 horas para trabalhar com as novas mídias. A qualificação será feita pela rede de formadores do ProInfo, que já trabalha com especialistas de universidades públicas.
Aloizio Mercadante prevê a ampliação do Portal do Professor, que viabiliza a troca de experiências entre os professores do Ensino Fundamental com os professores do Ensino Médio, além de ser um espaço virtual com recursos que facilitam o trabalho dos professores para a preparação das aulas e disponibiliza informações sobre cursos de capacitação e também atualidades sobre o mundo da educação.