terça-feira, 17 de julho de 2012

Conselho de educação aprova diretrizes curriculares para a educação ambiental


O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou, em 15 de junho de 2012, a Resolução n° 02, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, apresentando-se como referência para a promoção da Educação Ambiental em todos os níveis e modalidades do ensino formal.
Para o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, “essas diretrizes orientarão as políticas pedagógicas da educação infantil à universidade, porque o que vale mesmo é quando as práticas chegam à sala de aula”. As diretrizes foram aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), após diálogo com os sistemas de ensino, sociedade civil e diferentes instâncias governamentais.
As diretrizes estabelecem em seu artigo 2º que “A Educação Ambiental é uma dimensão da educação, é atividade intencional da prática social, que deve imprimir ao desenvolvimento individual um caráter social em sua relação com a natureza e com os outros seres humanos, visando potencializar essa atividade humana com a finalidade de torná-la plena de prática social e de ética ambiental”.
O esforço do Ministério da Educação e das organizações sociais envolvidas com a luta pela educação ambiental é popularizar essa resolução permitindo que cada vez mais o tema da educação ambiental, da preservação e da sustentabilidade possa estar presente no cotidiano das escolas brasileiras.
No semiárido brasileiro o debate sobre a educação ambiental é desenvolvido a partir dos princípios da educação contextualizada e volta-se para a compreensão socioambiental da região e a construção de alternativas de convivência com o sertão. Este trabalho está associado ao desenvolvimento de novas tecnologias adaptadas às condições culturais, produtivas e ambientais locais, bem como, ao desenvolvimento de uma nova cultura de convivência entre as pessoas e destas com o meio ambiente.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Senado aprova uso de recursos do Fundeb para educação do campo


O senado aprovou nesta terça-feira (03/04), a Medida Provisória 562/2012 que destina o uso de recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) a instituições comunitárias que atuam na educação rural. O projeto segue para sanção presidencial.
Com este Medida Provisória as organizações sociais que desenvolvem atividades na área da educação do campo poderão receber recursos do FUNDEB para custear as despesas de manutenção das escolas voltadas para os filhos de agricultores. No Piauí, as Escolas Famílias Agrícolas poderão ser as principais instituições a serem beneficiadas pela medida.
A proposta também autoriza o Poder Executivo a conceder bolsas aos professores das redes públicas de educação e a estudantes beneficiários do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera).
Segundo o relator, senador José Pimentel (PT-CE), o objetivo da medida é fortalecer o Ministério da Educação, particularmente as transferências diretas previstas no Plano Nacional de Desenvolvimento da Educação (PNDE). “Acima de tudo, a MP simplifica esse processo de transferência, seja nas ações do ‘Caminho da Escola’, seja para a aquisição de livros, fortalecendo a estrutura das escolas públicas e das escolas do campo”, disse o senador.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Instituto de Educação realiza 1º Seminário em Educação do Campo no Piauí


O Instituto de Educação Antonino Freire realizará, no período de 08 a 10 de Agosto/2012, o 1º Seminário em Educação do Campo com o intuito de propiciar aos estudantes e professores do curso de especialização em Educação do Campo e demais participantes da comunidade acadêmica a oportunidade de compartilhar e ampliar conhecimentos e práticas relacionadas à pesquisa, bem como aos projetos desenvolvidos nas escolas do Campo.
O Seminário Estadual de Educação do Campo é um evento acadêmico que tem como finalidade promover a integração de conhecimentos advindos de pesquisas sistematizadas sobre os aspectos que caracterizam a educação do/no campo.
Além disso, o evento propiciará momentos de interação entre pesquisadores, profissionais da educação e estudantes da área da educação do campo por meio de atividades como: palestras, mesas redondas, oficinas e apresentações de trabalhos.
Os participantes poderão fazer suas inscrições para apresentação de trabalhos nas categorias: comunicação oral e pôster, no período de 18 de junho a 09 de julho/2012. Os trabalhos podem ser resultados de pesquisas, discussões teóricas ou relatos de experiências vinculados as seguintes temáticas: Educação do Campo; Agricultura Familiar; Cidadania e Políticas Públicas; Meio Ambiente e Sustentabilidade.
As inscrições para participar do evento estão sendo realizadas no Instituto de Educação Antonino Freire, na coordenação do Curso de Especialização em Educação do Campo, localizado na Praça Firmina Sobreira, na Matinha, em Teresina ou pelo e-mail: projovemcampo2008@gmail.com. Para maiores informações os interessados poderão ligar no telefone (86) 3216-5028.