quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Teatro, leitura e “contação” de histórias movimentam escolas no sertão


Os desafios de tornar as salas de aulas um espaço de aprendizagem dinâmica e mais agradável, especialmente nas escolas multisseriadas do sertão é um assunto bastante discutido dentro da Proposta de Educação Contextualizada no Semiárido. Em algumas escolas dos municípios baianos de Curaçá, Canudos, Uauá, um projeto que utiliza: teatro, leituras e “contação” de histórias, propõem não só deixar as aulas mais dinâmicas e participativas, como também discutir a realidade da região de uma forma lúdica e diferente, proporcionando ainda melhorias no processo de aprendizagens dos alunos e alunas.
O projeto voltado para a valorização da criança e do adolescente no Semiárido é executado pelo Irpaa em parceria com os municípios e começa com uma série de capacitações denominada: Leitura - Contexto e Subjetividade, onde professores/as e gestores de educação experimentam dinâmicas de grupos, iniciação ao teatro popular e técnicas de “contação” de histórias.
A pedagoga do Irpaa, Graça Cavalcante, responsável por algumas capacitações, destaca a importância do trabalho de leituras, uma vez que essas escolas dispõem de um acervo de livros, cujos conteúdos retratam lendas e histórias ligadas a vida e os costumes do povo do sertão. Para a pedagoga, esses livros passam a ser melhor utilizados a partir da proposta deste projeto. Graça lembra ainda que a literatura e a “contação” de histórias ou mesmo o teatro são importantes instrumentos capazes de rediscutir questões ligadas a vida das pessoas e das comunidades do Semiárido. Com essas dinâmicas é possível de forma reflexiva abordar problemas históricos existentes na região e suas consequências. 
O trabalho permite ainda que outras leituras e compreensões sobre essa região sejam postas em discussão nas escolas, uma vez que no imaginário popular, as vezes reforçado pela educação, o sertão é um lugar visto basicamente a partir da seca e suas consequências. Para rediscutir essa e outras realidades, os recursos próprio da linguagem do teatro, da literatura, por exemplo, tornam-se excelentes aliados dos professores e alunos imbuídos na construção de uma nova forma de estudar e compreender a região.
Fonte: Irpaa

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Seminário Nacional traça estratégia para fortalecimento da Educação do Campo no Brasil

O Fórum Nacional de Educação do Campo (FONEC) promoveu de 15 a 17 de agosto de 2012, o Seminário Nacional de Educação do Campo, na Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), em Brasília. O evento fez uma reflexão sobre a situação da Educação do Campo e sua trajetória histórica e política, unificando a leitura dos desafios postos especialmente aos movimentos e organizações sociais e sindicais. Além disso, buscou construir uma estratégia de articulação e mobilização do FONEC em âmbito nacional, estadual e municipal.
A abertura política contou com representações da CONTAG, Via Campesina, Rede de Educação do Semiárido Brasileiro (RESAB), Rede CEFFAS (Centros Familiares de Formação por Alternância), das Instituições de Ensino Superior e do deputado federal Padre João (PT-MG).
José Wilson, representante da CONTAG, destacou que o seminário é um exemplo de unidade entre os movimentos sociais, que assimilaram que sozinhos não conseguem avançar tanto. Por esse e outros motivos, o dirigente acredita que o FONEC será o espaço que fortalecerá essa articulação. “Mas, para isso, o Fórum deve ser consolidado para dar voz aos movimentos que o compõe”, defende.
Ainda na abertura política, a maioria das lideranças presentes concordou que o grande desafio dessa luta da educação do campo é garantir que os sujeitos do campo sejam reconhecidos como diferentes.
No primeiro dia, além da abertura, houve uma introdução aos debates e trabalho em grupo sobre o panorama da Educação do Campo nos estados e regiões. No período da tarde houve uma plenária de socialização das sínteses do debate realizado nos grupos e uma exposição com o tema “O campo brasileiro hoje e os projetos de desenvolvimento em confronto”.
Para o segundo dia foi planejado um painel que tratará da Educação Brasileira e desafios para a Educação do Campo, além do balanço de uma década e meia da Educação do Campo. Na tarde do segundo dia, foi apresentado o documento preliminar para os debates, bem como um trabalho de grupo para aprofundamento da análise para a construção de estratégias de atuação política na Educação do Campo e apresentação de publicações sobre essa temática.
No último dia, 17 de agosto, foi apresentada a síntese do trabalho em grupo e acontecerá outra atividade coletiva para definição de estratégias de atuação política e fortalecimento da organicidade do FONEC e plenária final para socialização das discussões dos grupos e encaminhamentos finais do seminário.

sábado, 11 de agosto de 2012

Professores da UFPI lançam livro sobre Educação do Campo

Os professores da Universidade Federal do Piauí, Elmo de Souza Lima e Ariosto Moura da Silva lançaram na última sexta-feira (10/08), o livro “Diálogos sobre educação do campo”, durante o I Seminário Estadual de Educação do Campo realizado no Instituto Superior de Educação Antonino Freire (Iseaf), em Teresina.
O livro foi produzido a partir do Projeto de Extensão “Formação continuada de Educadores do campo” desenvolvido pela UFPI no Município de Esperantina, em 2011, sob a coordenação do prof. Ms. Elmo de Souza Lima, e reúne artigos de diversos professores e pesquisadores que atuam na área da educação do campo.
De acordo com os autores, os diálogos construídos nos textos fazem uma caracterização do campo e das práticas educativas desenvolvidas no meio rural, demonstrando os desafios a serem enfrentados na perspectiva de construir projetos educativos que tanto valorizem o campo e suas diversidades culturais, quanto promovam a produção de novos saberes que permitam aos camponeses a gestão de práticas culturais e organizativas voltada ao desenvolvimento sustentável, preservando seu patrimônio sociocultural e ambiental.
Os autores acrescentam ainda que a obra foi produzido com o intuito de contribuir com os processos de formação de educadores do campo, tendo em vista que os artigos que compõem o livro favorece a comprensão crítica do campo e suas diversidades sociopoítica e econômica, assim como dos princípios que norteiam a proposta de educação, destacando suas interfaces com o desenvolvimento sustentável. 
Ainda durante  o evento, foi lançado também o livro "Formação continuada de professores no semiárido: ressignificando saberes e práticas, de autoria do prof. Ms. Elmo de Souza Lima. Os dois livros poderão ser adquiridos na Livraria Universitária da UFPI e através do e-mail: elmolima@gmail.com.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Saberes da Terra realiza Seminário Estadual de Educação do Campo no Piauí


A equipe pedagógica do Curso de Especialização em Educação do Campo Projovem Campo Saberes da Terra realiza, no período de 08 a 11 de agosto, o 1º Seminário Estadual em Educação do Campo – Cidadania e Sustentabilidade, promovido pelo Instituto de Educação Antonino Freire (ISEAF) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e Cultura do Piauí (Seduc) e o Ministério da Educação (MEC).

O seminário contará com a participação de representantes do MEC, de  professores da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e da Universidade Federal do Piauí (UFPI), bem como de vários convidados representando instituições ligadas às questões da Educação do Campo, Sustentabilidade, Economia Solidária e Agricultura Familiar. O evento contará com a participação de educadores de 50 (cinquenta) municípios do estado do Piauí.

“Este seminário tem uma importância ímpar, uma vez que estamos promovendo a formação de 240 professores das redes estaduais e municipais que atuam no campo, especialmente no programa do Governo Federal Projovem Campo Saberes da Terra”, explica Evana Mairy, coordenadora da especialização. “É importante salientar que estamos administrando uma formação continuada de professores e técnicos financiada por recursos públicos do FNDE”, diz a coordenadora.

A abertura acontecerá no dia 08 de agosto, no Auditório Babaçu, do Blue Tree Towers Rio Poty, a partir das 16h. Nos dias seguintes, todas as atividades acontecerão no Iseaf.

Programação do evento:

08/08/2012: Auditório Babaçu – Blue Tree Towers Rio Poty

16h00 às 18h00: Credenciamento
19h00 às 21h00: Abertura
Resumo das ações do programa;
Composição da mesa de honra;
Palestra: “Professor/Professora” Motivação, Autoestima, Realização Profissional e Pessoal. Mury Campos.

Coquetel
21h00 às 22h00: Atividade Cultural

09/08/2012: Iseaf

08h30 às 09h00: Atividade Cultural
09h00 às 10h30: Conferência: Educação do Campo – Programas e Projetos Prof. Eduardo Oliveira – Consultor (MEC). Mediadora: Profª  Ms. Evana Mairy Pereira de Araújo Silva
10h30: Lanche
11h00 às 12h00: Painéis
12h00: Almoço
14h00 às 16h00: Sessões de Comunicação
16h10 às 16h30: Atividade Cultural
16h30 às 18h00: Mesa redonda: Educação do Campo e Formação de educadores
Prof. Eduardo Oliveira (MEC), Prof. Drdo. Elmo de Souza Lima (Ufpi) e Prof.ª Esp. Rosimar Costa (Seduc). Mediadora: Prof.ª Esp. Marta Regina Jesuíno
18h10: Jantar
19h00 às 20h00: Atividade Cultural

10/08/2012: Iseaf

08h00 às 08h30: Atividade Cultural
08h30 às 11h00: Mesa Redonda: Diálogos sobre Educação do Campo. Dr.ª Lucineide Barros, Prof. Ms. Ariosto Moura. Mediadora: Profª. Doutoranda Conceição Bezerra.
11h00 às 12h00: Atividade Cultural
Lançamento dos Livros: “Diálogos sobre educação do campo” e “Formação continuada de professores do Semiárido, de autoria do prof. Elmo de Souza Lima”. Coordenação: Prof. Ms. Ariosto Moura - UFPI.
12h00: Almoço
14h00 às 16h00: Oficinas Temáticas
16h00 às 18h00: Palestra: “Piauí: Terra dos contrastes.” Prof. Antônio Noronha Pessoa Filho (Ufpi). Mediadora: Prof.ª Mestranda Magnólia Viveiros.
18h00 às 19h30: Atividade Cultural
18h00 às 19h30: Conferência: Limites e Possibilidades para uma Educação de qualidade – Profº Dr. Luís Távora (Ufce). Mediador: Prof. Drdo. Elmo Lima
20h00: Jantar
21h00 às 23h00: Atividade Cultural (Show)

11/08/2012: Iseaf

08h00 às 12h00: Certificação
09h00 às 10h00: Reunião com Cursistas
10h30 às 12h30: Almoço/Atividade Cultural