sexta-feira, 21 de setembro de 2012

II Colóquio Piauiense de Educação Contextualizada no Semiárido

 A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e a Rede de Educação no Semiárido (RESAB), realizarão nos dias 08, 09 e 10 de novembro/2012, no Campus da UFPI, em Picos/PI, II Colóquio Piauiense de Educação Contextualizada no Semiárido, em parceria com a Universidade Federal do Piauí e Secretaria Estadual de Educação do Piauí. 
O evento tem como objetivo fomentar a produção de conhecimentos científicos na área da Educação para a Convivência com o Semiárido e educação do campo como forma de ampliar as políticas de educação voltada à construção de alternativas de desenvolvimento sustentável.
Os interessados em participar com apresentação de trabalho, poderão inscrever-se nas seguintes áreas temáticas:
1.    Ambiente Semiárido: aspectos sociais, culturais, históricos e econômicos.
2.    Educação para a convivência com o Semiárido;
3.    Educação e diversidade cultural;
4.    Currículo contextualizado;
5.    Prática pedagógica e recursos didáticos contextualizados;
6.    Educação do campo
7.    Educação ambiental no contexto do semiárido

Período para inscrição de trabalhos: 01/10 à 30/10/2012.
Data de divulgação de trabalhos aprovados: 05/11/2012.
Período de inscrição sem trabalho: 01/10 à 08/11/2012.

 PROGRAMAÇÃO

QUINTA-FEIRA 08/11/2012
 14h às 18h - Oficinas temáticas:
·        Agroecologia
·        Tecnologias apropriadas
·        Materiais didáticos contextualizados
·        Economia solidária

18h – Credenciamento
19h - Abertura
 Apresentação cultural
 Apresentação do evento.
19h30 - Conferência: Educação contextualizada no Semiárido: avanços e perspectivas

SEXTA-FEIRA 09/11/2012
 8h – Apresentação cultural
 8h15 - Mesa Redonda: Educação Contextualizada e Currículo no Semiárido
10h às 12h – Apresentação de trabalho oral e pôster;
14h – Mesa Redonda: Experiências de Convivência com o Semiárido Piauiense
(MPA, MST, Escola Família Agrícola, Ecoescola)
16h30 às 18h - Apresentação de trabalhos orais e painéis
19h – Feira/Mostra de produtos do Semiárido
Apresentações Culturais

SÁBADO (10/11/2012)
08h – Painel: Educação no Semiárido Piauiense: desafios e perspectivas
(SEDUC, RESAB, Fórum do Semiárido, UNDIME, UESPI).
10h – Traçando estratégias de construção de políticas de educação para a convivência no Território Vale do Guaribas
11h – Avaliação do evento
12h30 - Encerramento

Contato: elmolima@gmail.com

Fórum do Semiárido promove Oficina sobre Educação Contextualizada

O Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido realizou nesta quinta e sexta-feira (20 e 21/09) o seu Encontro Estadual, no prédio da Obra Kolping em Teresina, com o tema “Convivência com o Semiárido – Trajetórias de luta e resistência para a superação da pobreza e construção da cidadania”. O evento é um preparatório para o EnconASA, o Encontro Nacional da Articulação no Semiárido (ASA) que será realizado em novembro na cidade de Januária, em Minas Gerais.
Durante o evento, foi realizada uma Oficina sobre Educação Contextualizada no Semiárido que discutiu dentre outras coisas sobre os avanços conquistados nos últimos anos na área da educação contextualizada, bem como, os desafios que precisam ser enfrentados no sentido de consolidar esse projeto de educação como estratégia de fortalecimento da política de desenvolvimento sustentável com base nos princípios da convivência.
As discussões sobre a educação contextualizada foram desenvolvidas a partir da experiência da EcoEscola Thomas à Kémpis, do município de Pedro II, que oferece um ensino contextualizado no semiárido a partir de projetos educativos que contemplam atividades pedagógicas, esportivas, artísticas, produtivas e ambientais. Tudo isto visando à promoção da sustentabilidade do semiárido e a formação cidadã, tornando as crianças e jovens agentes multiplicadores e transformadores da realidade local.
A Ecoescola atende jovens do Ensino Fundamental maior e Ensino Médio, em regime de tempo integral, e é vinculada ao Centro de Formação Mandacaru, uma organização não governamental que atua na área da educação popular e da convivência com o semiárido.
Além dessa oficina, foram realizadas outras duas oficinas com os temas: Organização Social e Produtiva no Território Serra da Capivara e a experiências de Casas de Sementes.

sábado, 8 de setembro de 2012

Escolas do campo receberão livros didáticos contextualizados


As escolas públicas localizadas nas zonas rurais ganharão livros didáticos mais adequados à realidade de seus alunos. Essa é a proposta do novo Programa Nacional do Livro Didático do Campo, que começará a selecionar as obras em 2012. Serão escolhidos livros para as turmas seriadas ou as classes multisseriadas (que possuem alunos de séries diferentes) do 1º ao 5º ano do ensino fundamental das áreas de Alfabetização Matemática, Letramento e Alfabetização, Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia.
O processo de avaliação, escolha e aquisição de livros didáticos ocorrerá a cada três anos e começará no ano que vem. As primeiras obras adquiridas pelo programa chegarão às escolas no início do ano letivo de 2013. Os alunos e os professores que receberem esse material não precisarão devolvê-los ao final do ano. A cada ano, as escolas receberão livros para os novos alunos matriculados. Esses colégios continuarão recebendo dicionários e obras complementares do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).
Para participar do programa, as escolas públicas do campo devem estar vinculadas às secretarias municipais ou estaduais de educação e cadastradas no Censo Escolar realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Além disso, é preciso assinar um termo de adesão ao programa.
Serão cerca de 12,4 milhões de livros didáticos para 3 milhões de alunos, em 73 mil escolas rurais. A compra e a distribuição das obras estão orçadas em R$ 87 milhões. Os livros, em edições multisseriadas, seriadas ou multidisciplinares, poderão ser escolhidos pelos professores de acordo com a realidade da escola.
Os exemplares serão distribuídos a cada escola de acordo com as projeções de matrículas para o ano seguinte. Lotes adicionais de livros poderão ser adquiridos e distribuídos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), responsável pela execução do novo programa, caso necessário, após o início do ano letivo.
Neste caso, os educadores das escolas do campo precisam ficar atentos quanto ao processo de adesão das escolas ao Programa, bem como, ao processo de seleção dos livros à serem adotados por sua escola. Está é uma oportunidade de oferecer um ensino de qualidade voltado para a realidade sociocultural dos povos do campo. As coleções escolhidas poderão ser acompanhadas de livros e outros materiais digitais em caráter complementar.
A distribuição de materiais didáticos voltados para a realidade do campo é uma das bandeiras de luta dos movimentos sociais do campo e dos educadores e pesquisadores que participam do movimento em defesa da educação do campo.

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Fotógrafo piauiense lança livro com imagens da Caatinga


Depois de quase duas décadas documentando a natureza da Caatinga, o homem, seus problemas ambientais e toda a riqueza natural desse ambiente, o fotógrafo André Pessoa é o autor das imagens do Bioma Caatinga no livro “Biomas Brasileiros”, lançado pela Conservação Internacional, na última quarta-feira (05/09) no Rio de Janeiro.
No momento em que sustentabilidade e preservação são temas fundamentais para o crescimento do país, a obra apresenta um panorama completo, inédito e atual dos biomas nacionais. Uma contemplação da nossa riqueza natural, que vira ponto de partida para a compreensão da importância global dos nossos ecossistemas, todos tão singulares: Mata Atlântica, Amazônia, Pantanal, Caatingas, Cerrados, Pampas e o Bioma Marinho.
Fartamente ilustrado com a colaboração de grandes fotógrafos brasileiros e estrangeiros, entre eles o piauiense de coração, André Pessoa, o livro “Biomas brasileiros” retratos de um país plural traz textos de grandes especialistas em ecologia, ciências naturais, preservação e economia, apresentando-se em duas versões bilíngues: português-inglês e português espanhol. Um presente para estudantes, pesquisadores e gente apaixonada por tanta brasilidade.
A obra apresenta os biomas brasileiros tendo como proposta um processo de redescobrimento do Brasil, ou seja, a partir de sua sequência de ocupação. Assim, o primeiro bioma apresentado é a Mata Atlântica, por onde chegaram os portugueses, seguido da Caatinga, que começou a ser habitada pelos sertanejos, passando para o Cerrado, Amazônia, Pantanal, Campos do Sul (ou Pampas). 
As riquezas desses biomas são principal destaque no livro, bem como as ameaças a esse patrimônio natural. Além disso, faz um retrato de um país plural apresentando os exemplos bem-sucedidos de harmonia homem-natureza, de produção efetivamente sustentável, de sustentabilidade e responsabilidade no consumo, de mercados que valorizam o custo dos serviços prestados pela natureza, de financiamentos verdes e de instituições com princípios e práticas baseados, de forma equânime, no tripé social-econômico-ambiental.