sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Encontro Territorial discute educação contextualizada no semiárido

O Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido e a Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA Brasil)promoveram nos dias 20 e 21 de novembro de 2014 o I Encontro Territorial, em Valença do Piauí, que contou com uma sala temática sobre a educação contextualizada.
Mais de 300 agricultores, técnicos e lideranças comunitárias dos Territórios Vale do Sambito, Vale do Canidé e Vale do Guaribas participaram do evento que teve como tema central: “desenvolvimento territorial na perspectiva da convivência” e trouxe como objetivo fortalecer a estratégia territorial como instrumento de mobilização social e implementação de políticas públicas para o semiárido.
Durante as discussões na sala temática sobre educação contextualizada, o prof. Elmo Lima, da Universidade Federal do Piauí e membro da Rede de Educação no Semiárido, responsável pela exposição do tema, destacou a importância da educação contextualizada na construção das políticas de convivência no território e convocou as organizações sociais e das comunidades a estabelecerem um diálogo com as escolas e as secretarias municipais de educação com o intuito de fortalecer o debate da educação contextualizada e, consequentemente, expandir o projeto de convivência com o semiárido em construção pelo Fórum Piauiense de convivência com o Semiárido e a ASA Brasil.
De acordo com a organização do evento, o tema da educação contextualizada foi bem recebido pelos participantes tendo em vista que o trabalho desenvolvido em muitas escolas do semiárido não aponta perspectiva de desenvolvimento nas comunidades e nem ajuda os jovens a visualizarem as possibilidades de melhoria da qualidade de vida na região. “É um modelo de educação que estimula os jovens a irem embora do seu lugar, abandonando famílias, amigos, suas histórias, culturas e tradições”, enfatiza Elmo Lima.
Para a assessora do Território Vale do Sambito, Francisca de Sousa Costa, a educação contextualizada vai ser uma prioridade nas discussões sobre a definição das políticas de desenvolvimento no território em 2015. A ideia é ampliar o diálogo com os secretários de educação para que este tema passe a ser uma prioridade na formulação das políticas educacionais nos municípios.
No ultimo dia do evento, foi realizada também a Feira de Sementes da Fartura e Produtos da Agricultura Familiar com o objetivo de incentivar a troca e a preservação das sementes nativas e o fortalecimento da agricultura familiar.

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Tese de doutorado discute as possibilidades da reorientação do currículo no semiárido

Os estudos sobre a educação no semiárido vêm se ampliando cada vez nas universidades nordestinas, fruto das discussões empreendidas pelos movimentos e organizações sociais do campo e pela Rede de Educação no Semiárido (RESAB). Com isto, é crescente o número de estudos e pesquisa nesta área, ampliando a produção do conhecimento e a proposição de novas políticas educacionais voltadas para o contexto e as especificidades socioculturais, políticas e organizativas do sertão brasileiro.
Estes estudos trazem contribuições significativas para as lutas empreendidas pela de Rede de Educação no Semiárido (RESAB) em torno da construção de projetos educativos contextualizados que valorizem os saberes e as práticas culturais dos grupos sociais e possibilitem a produção de conhecimentos voltados à emancipação. No entanto, o desenvolvimento de projetos educativos contextualizados está associado à implementação de políticas de formação de educadores que favoreçam a compreensão crítica do contexto sócio-histórico e cultural e o desenvolvimento de práticas educativas fundadas nos princípios políticos e epistemológicos crítico-emancipatórios.
A tese de doutorado intitulado “Formação continuada de educadores/as: as possibilidades de reorientação do currículo no semiárido”, desenvolvida pelo professor da Universidade Federal do Piauí e membro da RESAB, Elmo de Souza Lima, se apresenta como mais uma contribuição para o debate construído em torno da proposta de educação contextualizada no semiárido.
O estudo foi desenvolvido na Escola Municipal Liberto Vieira, da zona rural do município de Ipiranga do Piauí, a partir das contribuições teórico-metodológicas da pesquisa-ação crítica. Durante o trabalho de formação-investigação realizado durante 15 meses, foi possível problematizar o olhar crítico das educadoras sobre o contexto sócio-histórico e cultural da comunidade, bem como sobre projeto educativo da escola, favorecendo a identificação dos desafios e possibilidades quanto à reorientação da proposta pedagógica e curricular na perspectiva da contextualização e da interdisciplinaridade, comprometida com a formação crítica dos educandos.
Com base nas reflexões críticas desenvolvidas sobre o projeto curricular da escola e as necessidades formativas da comunidade, foi possível pensar numa proposta curricular construída a partir de eixos temáticos norteadores do processo de seleção e organização do conhecimento. A partir do diagnóstico construído pelas educadoras, em parceria com a comunidade, levantaram-se os problemas e as demandas socioculturais e políticas que, ao serem problematizados, possibilitaram a definição dos eixos temáticos que conduzirão os trabalhos de estudos e investigação através dos projetos interdisciplinares de estudos.
Este trabalho de pesquisa, que será transformado em livro, apresenta-se como mais uma contribuição para o debate sobre a educação do campo e a educação contextualizada no semiárido.

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