Educação do campo


Descrição da Obra:


A coletânea reúne artigos de diversos professores e pesquisadores que atuam na área da educação do campo. Os diálogos construídos nos textos fazem uma caracterização do campo e das práticas educativas desenvolvidas no meio rural, demonstrando os desafios a serem enfrentados na construção de políticas educacionais que tanto valorizem o campo e suas diversidades culturais, quanto promovam a produção de novos saberes que permitam aos camponeses a gestão de práticas culturais e organizativas voltada ao desenvolvimento sustentável, preservando seu patrimônio sociocultural e ambiental.
Os diálogos produzidos a partir do contexto do campo se constituem como espaço de trocas e partilhas de sonhos, desejos e utopias acerca da educação do campo, compreendendo-a como caminhos para a construção de sonhos e projetos coletivos que, através da valorização da histórica e cultura dos camponeses, favoreçam a reconstrução de suas histórias, bem como o desenvolvimento de práticas sociais que permitam a emancipação das classes trabalhadoras.
Publicação da Editora da UFPI - 208p.


Dados dos organizadores:

Elmo de Souza Lima - Formado em Pedagogia (UNEB), Doutor em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Professor do Centro de Ciências da Educação da UFPI. Desenvolve estudos e pesquisas na área da formação continuada, educação do campo, educação contextualizada no semiárido, currículo e diversidades culturais. É autor do livro: “Formação continuada de professores no semiárido: ressignificando saberes e práticas e coautor da obra “Semiárido Piauiense: Educação e Contexto” e e membro da Rede de Educação no Semiárido Brasileiro (RESAB). E-mail: elmolima@gmail.com


Ariosto Moura da Silva - Licenciado em Filosofia, Especialista em Políticas Públicas e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Foi professor da rede pública estadual de educação. Formador da educação popular (Ação Social Arquidiocesana) e Assessor Pedagógico das Escolas Família Agrícola do Piauí (FUNACI). Atualmente é professor do Departamento de Fundamentos a Educação da UFPI, na área de Filosofia da Educação. Atua como pesquisador e colaborador do Projeto de Educação do Campo.

Como adquirir o livro:

O livro está sendo vendido no valor de R$ 20,00 e pode ser adquirido na Livraria da Universidade Federal do Piauí ou através dos contatos: (86) 9904-5883  E-mail: elmolima@gmail.com


Sumário da obra:



Apresentação

O cenário político e socioeconômico do campo no século XX
Suze da Silva Sales

A constituição do mundo rural piauiense: os embates políticos entre a agricultura familiar e o agronegócio
Antonio Soares Farias

Educação do Campo: uma breve (re)construção epistemológica
Ariosto Moura da Silva

Educação, Diversidades e Práticas Educativas no contexto do Campo
Ana Célia de Sousa Santos

O currículo das escolas do campo: perspectivas de rupturas e inovação
Elmo de Souza Lima

O texto e o contexto do livro didático na educação do campo
Vanderléa Andrade Pereira

Educação do Campo e Desenvolvimento Sustentável
Elmo de Souza Lima e Maria Sueleuda Pereira da Silva

O projeto político-pedagógico nas escolas do campo: um instrumento essencial
Edmerson dos Santos Reis

Educação do campo e educação contextualizada no semiárido em processos de territorialização
Lucineide Barros Medeiros

Dados dos autores

2 comentários:

  1. Olá , como faço para compra o livro ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro está disponível no blog em PDF. Qualquer dúvida mande e-mail: elmolima@gmail.com

      Excluir