Riquezas do Semiárido

POTENCIALIDADE DO SEMIÁRIDO PIAUIENSE


Os estudos demonstram que o Semiárido piauiense apresenta grandes potencialidades econômicas e sociais, entre as quais podem ser mencionadas: parte de seus solos adequados para práticas agrícolas apropriadas; áreas sedimentares com boa disponibilidade de água subterrânea; açudes públicos com elevadas reservas de água; a rica biodiversidade da caatinga na qual se destacam, o elevado potencial de exploração; a possibilidade de beneficiamento de produtos agrícolas e pecuários, como a castanha do caju e o mel de abelha; a irrigação nos vales úmidos; o criatório de caprinos, ovinos, aves e suínos; o turismo ecológico, cultural e religioso; as diversas práticas artesanais e o extrativismo mineral.

Potencialidades Sócio-econômicas

Ao contrário da imagem construída historicamente, o semiárido piauiense apresenta diversas potencialidades econômicas que muitas vezes não são bem aproveitadas pelas comunidades, seja pela falta de orientações técnicas ou por não ter os recursos necessários para implementar uma estrutura mínima para o beneficiamento dos produtos.

Potencialidades Agrícolas

A CARNAÚBA é o principal produto extrativo do Piauí. Dela extrai-se o pó que dá a cera (de grande valor comercial), a madeira e a palha que servem para a construção de casas rústicas e confecção de certos utensílios domésticos. Os vastos carnaubais se acham localizados, principalmente, nos vales dos rios Longá, Poti e Canindé.

A CASTANHA  DE  CAJU é o produto extrativo que, no Piauí, mais tem crescido em quantidade e valor da produção. Hoje, as castanhas produzidas no estado são exportadas para vários estados do Brasil e ainda para a Europa e Estados Unidos, colocando o Estado no seleto clube de exportadores de castanha industrializada.

A OITICICA é uma planta característica das caatingas. Está localizada nas margens dos rios e riachos e é considerada como o vegetal de maior parte na caatinga. A oiticica fornece óleo secativo empregado largamente na indústria de vernizes, tintas e ainda, na fábrica de sabão.

O CAJU é um dos frutos mais produzidas no semiárido piauiense, devido a facilidade que o cajueiro teve em se adaptar ao clima da região. Ele é formado de duas partes: a castanha, que é a parte mais comercializada pelos agricultores e o pseudofruto ou pedúnculo floral, que é vendida como a fruta e utilizada para produção de sucos, cajuínas, doces, etc. O caju é muito rico em vitamina C e contém ainda, em quantidades menores, vitaminas A e do complexo B.

AGRICULTURA DE SEQUEIRO  apesar da região semiárida não apresentar grandes potencialidades no campo da agricultura, devido as irregularidades de chuva, o cultivo do feijão, milho, arroz, mandioca, fava,  milho sorgo tem sido uma das principais atividades produtivas desenvolvidas pelos agricultores/as do semiárido. Além de representar uma importante das atividades econômica, esses produtos têm contribuído significativamente na garantia da segurança alimentar das famílias que vivem no sem-árido.

HORTICULTURA  é uma atividade importante no semiárido na linha da segurança alimentar. A maioria das famílias produzem em seus quintais diversos tipos de hortaliças para o consumo domestico.

PLANTAS MEDICINAIS é uma tradição indígena que foi herdadas pelas famílias do semiárido. Durante muito tempo as pessoas curavam várias doenças com plantas medicinais nativas e outras cultivadas nos quintais. Apesar do avanço da medicina convencional, muitas pessoas ainda preservam a cultura da medicina alternativa.

Produção Animal

A criação de pequenos animais tem despontando com uma das grandes alternativas na área da geração de renda e da segurança alimentar no semiárido, pois é uma cultura que fácil manejo e tem se adaptado bem às características ambientais da região. Dentre os animais que mais se adaptaram destacam:

CRIAÇÃO DE GALINHA CAIPIRA tem sido uma importante atividade produtiva desenvolvida no semiárido como alternativa de alimento e geração de renda. É uma atividade tradicional do semiárido, pois não exige muita técnica no processo de criação e manejo e apresenta boa rentabilidade e produtividade, tanto na produção de carne como na produção de ovos. Além disso, a carne e o ovo de galinha caipira tem ganhado espaço no mercado como um produto saudável e de boa qualidade para a saúde das pessoas.

CAPRINOCULTURA - a criação de caprinos vem crescendo a cada ano no Piauí devido a facilidade de adaptação desses animais à região semiárido. Neste sentido, tornou-se um dos animais preferidos dos agricultores familiares. É um produto que também vem conquistando espaço no mercado.
Hoje, além do consumo da carne, vários outros produtos: leite, iogurte, doces e queijos produzidos com leite de caprinos são consumidos e comercializados no semiárido. O Estado do Piauí é considerado o maior produtor de caprinos do Brasil.

APICULTURA - a criação de abelha para utilização do mel para o consumo humano e a comercialização tem sido uma das atividades produtivas que mais vem crescendo nos últimos anos no Piauí. A apicultura, como é chamada esta atividade, além de possibilitar a comercialização do mel, também favorece a comercialização da cera.
O Piauí vem se destacando como um dos grandes produtores de mel no Brasil, inclusive Picos é considerada a Capital Nacional do Mel de Abelha, em virtude de sua grande produção no gênero. Isto ocorre devido a riqueza dos pastos apícola do semiárido piauiense, que devido a diversidade de flores para alimentos das abelhas, os agricultores chegam a obter até três safras por ano, atingindo uma produtividade de 100kg/colméia/ano, quase o dobro de outros estados.