A Rede de Educação no Semiárido Brasileira (RESAB) está finalizando o Projeto de Especialização em Educação contextualizada no Semiárido para ser implementado no Território Vale do Guaribas, tendo como município de Picos como município-pólo.

O Curso de Especialização será organizado a partir de 3 eixos temáticos: Ambiente Semiárido: aspectos sociais, culturais, históricos e econômicos; Educação, Cultura e diversidades culturais no Semiárido; e Pesquisa em Educação no Semiárido. Deverá capacitar 45 professores da rede pública de ensino para trabalhar uma proposta de educação voltada para a convivência com o Semiárido que procure valorizar a cultura os sertanejos e discutir alternativas de desenvolvimento sustentável para da região.
O projeto será desenvolvido em parceria com a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), a Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), as prefeituras municipais e as entidades e movimentos sociais que discutem as políticas de educação para a convivência com o Semiárido. Além desses parceiros, a RESAB estará negociando uma parceria com o Instituto Nacional do Semiárido (INSA) a fim de ter o apoio financeiro da instituição para custear as despesas do curso. A idéia da RESAB é oferecer o curso de forma gratuita para os professores, facilitando a participação daqueles docentes que estão desenvolvendo suas atividades nos pequenos municípios, principalmente aqueles que atuam nas escolas do campo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário