Os estudos sobre a educação no semiárido vêm se
ampliando cada vez nas universidades nordestinas, fruto das discussões
empreendidas pelos movimentos e organizações sociais do campo e pela Rede de
Educação no Semiárido (RESAB). Com isto, é crescente o número de estudos e
pesquisa nesta área, ampliando a produção do conhecimento e a proposição de novas políticas educacionais voltadas para o contexto
e as especificidades socioculturais, políticas e organizativas do sertão
brasileiro.
Estes estudos trazem contribuições significativas para as lutas empreendidas pela de Rede de Educação no Semiárido (RESAB) em torno da
construção de projetos educativos contextualizados que valorizem os saberes e
as práticas culturais dos grupos sociais e possibilitem a produção de
conhecimentos voltados à emancipação. No entanto, o desenvolvimento de projetos
educativos contextualizados está associado à implementação de
políticas de formação de educadores que favoreçam a compreensão crítica do
contexto sócio-histórico e cultural e o desenvolvimento de práticas educativas
fundadas nos princípios políticos e epistemológicos crítico-emancipatórios.
A tese de doutorado intitulado “Formação continuada de educadores/as: as
possibilidades de reorientação do currículo no semiárido”, desenvolvida
pelo professor da Universidade Federal do Piauí e membro da RESAB, Elmo de
Souza Lima, se apresenta como mais uma contribuição para o debate construído em
torno da proposta de educação contextualizada no semiárido.
O estudo foi desenvolvido na Escola Municipal
Liberto Vieira, da zona rural do município de Ipiranga do Piauí, a partir das
contribuições teórico-metodológicas da pesquisa-ação crítica. Durante o
trabalho de formação-investigação realizado durante 15 meses, foi possível
problematizar o olhar crítico das educadoras sobre o contexto sócio-histórico e
cultural da comunidade, bem como sobre projeto educativo da escola, favorecendo
a identificação dos desafios e possibilidades quanto à reorientação da proposta
pedagógica e curricular na perspectiva da contextualização e da
interdisciplinaridade, comprometida com a formação crítica dos educandos.
Com base nas reflexões críticas desenvolvidas
sobre o projeto curricular da escola e as necessidades formativas da
comunidade, foi possível pensar numa proposta curricular construída a partir de
eixos temáticos norteadores do processo de seleção e organização do
conhecimento. A partir do diagnóstico construído pelas educadoras,
em parceria com a comunidade, levantaram-se os problemas e as demandas socioculturais
e políticas que, ao serem problematizados, possibilitaram a definição dos eixos temáticos
que conduzirão os trabalhos de estudos e investigação através dos projetos
interdisciplinares de estudos.
Este trabalho de pesquisa, que será
transformado em livro, apresenta-se como mais uma contribuição para o debate
sobre a educação do campo e a educação contextualizada no semiárido.
Acesse a tese completa
Acesse a tese completa
Nenhum comentário:
Postar um comentário