Mais de 100 professores do município de Ipiranga do Piauí participaram do debate promovido pela Secretaria Municipal de Educação, sobre as práticas educativas contextualizada no semiárido, em parceria com a Rede de Educação Contextualizada no Semiárido (RESAB).
A mesa de debate sobre a Educação Contextualizada no Semiárido ocorreu no dia 05 de fevereiro de 2015, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, como parte da programação da I Semana Pedagógica 2015 realizada no período de 03 a 05 de fevereiro/2015, e teve como debatedores o Prof. Dr. Elmo de Souza Lima, do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Prof.ª Maria Luíza de Cantalice, Técnica da Secretaria Estadual de Educação do Piauí, vinculada à Coordenação de Educação Contextualizada.
Ao longo do debate, foram apresentados os princípios que norteiam a proposta de educação contextualizada no semiárido, associado também as políticas de educação do campo, bem como, a importância deste projeto educativo na redefinição do papel da escola na formação crítica das crianças e adolescente, vinculado ao trabalho de valorização da cultura, da história e das potencialidades locais.
Após a mesa de debate, a Profa. Reginalda Alves Pereira Ribeiro, diretora da Escola Municipal Liberato Vieira, apresentou a experiência piloto desenvolvida na comunidade Brejo da Fortaleza, em Ipiranga, na área da educação contextualizada no semiárido, em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Rede de Educação do Semiárido Brasileiro (RESAB).
Segundo Reginalda, o trabalho desenvolvido na escola através da horta pedagógica, do viveiro de mudas, de visitas de intercâmbios nas roças agroecológicas e as atividades de campo voltadas ao reconhecimentos das potencialidades locais tem motivado bastante os alunos e ampliado as relações de parceria e colaboração com a comunidade.
As discussões provocaram importantes inquietações entre os educadores quanto à necessidade de rediscutir os projetos educativos desenvolvidos nas escolas, deslocados dos contextos socioculturais e políticos dos educandos, assim como, da ausência de um diálogo com a comunidade quanto as reais necessidades formativas, a valorização e o reconhecimento das práticas sociais e das experiências e conhecimentos dos sertanejos.
Ao final do evento, a Secretaria Municipal de Educação assumiu o compromisso de reativar o trabalho da Coordenação de Educação do Campo, com a proposição de políticas de formação de professores na área da educação do campo associada ao debate da educação contextualizada no semiárido e o desenvolvimento de novas estratégias de planejamento que contemple o diálogo com a comunidade e as demandas sociais,
políticas e culturais locais.
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