Estudo da realidade |
No Exame Nacional do Ensino Médio
(Enem) de 2014, as Escolas Familiares Agrícolas estão entre as melhores
instituições privadas do país que atendem alunos de nível socioeconômico baixo
ou muito baixo. Os dados do Enem por escola foram apresentados no último dia 05
de agosto pelo Instituto de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira
(Inep).
Elas fazem parte do recorte do Inep de
escolas privadas que atendem alunos de nível baixo ou muito baixo, ou seja, os
mais vulneráveis socialmente.
O ministro da Educação, Renato Janine
Ribeiro, disse que foi uma surpresa para o Ministério da Educação (MEC) e o
Inep o destaque dessas escolas no Enem. “Não sabíamos da grandeza do trabalho
delas [das escolas familiares agrícolas] e é interessante quando uma pesquisa
mostra algo inesperado, porque normalmente elas mostram confirmações do que já
existe.”
Resgate da Cultura do Campo |
Segundo Janine, o MEC vai agora dar
mais visibilidade e ir atrás da experiência dessas escolas para “aprender com
elas”. São instituições comunitárias geridas por associações de moradores e
sindicatos rurais vinculados à comunidade. “Nesse sentido é a melhor escola
privada do Brasil e merece nosso destaque”, ressaltou Janine.
As Escolas Famílias Agrícolas (EFAs) são
instituições de ensino vinculadas as organizações comunitárias e desenvolvem um
trabalho voltado à formação dos jovens do campo. Sua metodologia de trabalho
fundamenta-se na Pedagogia da Alternância, método criado na França em 1935 e
trazido para o Brasil no final da década de 1960, por membros da Igreja
Católica.
Trocas de experiências na comunidade |
A Pedagogia da Alternância consiste
numa metodologia de organização do ensino escolar que conjuga diferentes
experiências formativas, que contempla períodos de alternados de vivência e
estudo na Escola e na família. Neste caso, os educandos passam 15 dias em
estudos e vivências na escola e 15 dias de estudos, vivências e pesquisas com a
família e a comunidade. Por meio da Alternância o aluno analisa sua realidade
através das atividades trabalhadas nos períodos escolares e a partir de
observações constantes que faz no meio sócio-profissional, no meio familiar.
Desse
modo, o trabalho de formação das Escolas Famílias permite que os conteúdos de
ensino sejam verdadeiramente vinculados ao meio de vida do aluno. É uma
formação que contempla ação-reflexão-ação, num processo contínuo e interminável,
pois pressupõe que aprender é inerente à vida humana e que todo homem aprende
sempre. A Alternância significa uma maneira de aprender pela vida, partindo da
própria vida cotidiana, dos momentos experienciais, colocando assim a
experiência antes do conceito.
Veja abaixo o ranking das dez melhores
escolas privadas dentro dos critérios do Inep (escolas que atendem a alunos de
nível baixo ou muito baixo):
1ª – Escola Família Agrícola de Caculé
– Bahia
2ª – Escola Família Agrícola da Região
de Alagoinhas – Bahia
3ª – Escola Família Agrícola por
Alternância Manoel Monteiro de Lago do Junco – Maranhão
4ª – Colégio Super – Maranhão
5ª – Escola Família Agroecológica de
Aracuai – Minas Gerais
6ª – Escola Família Agrícola Puris de
Araponga – Minas Gerais
7ª – Escola Família Agrícola José
Nunes da Mata – Bahia
8ª – Casa Familiar Agroflorestal do
Baixo Sul da Bahia – Bahia
9ª – Casa Familiar Rural de Igrapiuna
– Bahia
10ª – Escola Familiar Dom Edilberto IV
– Piauí
Fonte: http://www.ebc.com.br
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