quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Escolas realizam intercâmbio de experiência em educação contextualizada no semiárido

Os alunos e professores da Escola Municipal Antônio Tapety, localizada na comunidade Jardim realizaram, na última segunda-feira (14/09/2015), visita de intercâmbio de experiência na área da educação contextualizada no semiárido na Escola Municipal Liberato Vieira, situada na comunidade Brejo da Fortaleza, no município de Ipiranga do Piauí.
O intercâmbio teve como objetivo conhecer as atividades e os projetos educativos desenvolvidos pelos alunos e professores da Escola Liberato Vieira na área da Educação Contextualizada desde 2012. Os visitantes foram recepcionados pelos alunos da Comunidade do Brejo, na sequência a diretora Reginalda Alves fez uma apresentação do trabalho desenvolvido Escola, principalmente com relação à metodologia de trabalho adotada com a proposta pedagógica de contextualização das práticas educativas.
Durante a visita de intercâmbio, os alunos e professores tiveram a oportunidade de conhecer os espaços educativos utilizados pela equipe pedagógica da Escola Municipal Liberato Vieira, a exemplo da Horta Pedagógica e do Viveiro de Mudas, para o desenvolvimento das atividades educativas voltadas à reflexão crítica e a produção de conhecimentos acerca da realidade local.
Além disso, os professores da Liberato Vieira apresentam as atividades de estudos e pesquisas desenvolvidas pelo projeto interdisciplinar voltadas para o mapeamento das potencialidades socioeconômicas da comunidade.

Para a Coordenadora Pedagógica da Escola Municipal Antônio Tapety, Lucimar Mendes, o intercâmbio foi importante por que possibilitou a troca de experiências entre professores e alunos das duas escolas, bem como, serve de incentivo para o trabalho educativo que está iniciando na comunidade Jardim na perspectiva da educação para a convivência com o semiárido.
Este intercâmbio de experiência é parte do projeto de formação continuada de educadores/as desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Ipiranga em três escolas do campo, em parceria com a Universidade Federal do Piauí, através do Projeto de Extensão “Formação Continuada de Educadores no Contexto do Semiárido”, sob a coordenação do Prof. Dr. Elmo de Souza Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário