quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Escola promove Oficina sobre Sementes Crioulas


A Escola Municipal Liberato Vieira realizou, na manhã desta quarta-feira (11/11), a Oficina sobre Sementes Crioulas, em parceria com a Escola de Formação Paulo de Tarso, organização não governamental vinculada a Articulação no Semiárido Brasileiro (Asa Brasil). Este trabalho está associado à proposta educativa desenvolvida na perspectiva da educação para a convivência com o semiárido.
O evento teve como objetivo discutir sobre a importância das sementes crioulas para melhoria da segurança alimentar do povo do semiárido brasileiro, bem como, fomentar o resgate uma tradição dos camponeses associada ao cuidado e cultivo das sementes crioulas como patrimônio genético da região.

As sementes crioulas favorecem uma melhor produção no semiárido, pois são adaptadas à região e cultivadas sem uso de agrotóxicos, portanto, são alternativas para uma safra mais sustentável, sem dependência de tecnologia de ponta, permitindo maior autonomia camponesa, bem como o respeito à biodiversidade.
Para Genival Araújo, técnico da Escola de Formação Paulo de Tarso, as sementes crioulas podem ser plantadas e replantadas, não necessitando serem compradas a cada safra em lojas agropecuárias, como ocorre com as híbridas ou transgênicas. Além disso, estas sementes se adaptam bem a cultivos agroecológicos, abandonando a necessidade da utilização de agroquímicos, sendo mais saudáveis para o consumo e sem agredir o meio ambiente.
Durante o evento, os 23  participantes, entre eles, professores, alunos e pais, assumiram o compromisso de fazer um levantamento e o cadastramento dos diferentes tipos de sementes crioulas cultivados nas comunidades, com o propósito de criar um banco de sementes que sirva de laboratório de estudos e, principalmente, como espaço para trocas de sementes e conhecimentos entre os agricultores familiares.
A Asa Brasil está construindo 49 bancos/casas de sementes no Piauí, contemplando 980 famílias distribuídas em 17 municípios, com o propósito de preservar as sementes crioulas, fortalecer a agricultura familiar e garantir maior sustentabilidade no semiárido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário