sábado, 7 de outubro de 2017

Técnicos da Fiocruz visitam experiência de educação contextualizada no Piauí

Um grupo de técnicos da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) e do Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido fizeram uma visita de intercâmbio na Escola Municipal Liberato Vieira, no último dia 03 de outubro, com o objetivo de conhecer as experiências desenvolvidas na área da educação contextualizada no semiárido.
Durante a visita, a coordenação da Escola fez uma apresentação das atividades desenvolvidas na instituição voltadas para a valorização e o reconhecimento das potencialidades locais, bem como, os estudos e as pesquisas desenvolvidas pelos professores e alunos associados à sustentabilidade e a convivência com o semiárido.
Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer os Laboratórios Pedagógicos - a Horta Pedagógica, o Viveiro de Mudas e o Banco de Sementes Crioulas - construídos pelos alunos e professores como meio de aprofundar os conhecimentos sobre a agroecologia, a preservação da água, a sustentabilidade e a convivência com o semiárido.
Na visão dos técnicos da Fiocruz e do Fórum do Semiárido, a experiência de educação desenvolvida pela Escola Municipal Liberato Vieira traz grandes contribuições para o projeto de sustentabilidade no semiárido, pois dar ênfase na produção de conhecimentos vinculado com as práticas da comunidade, na perspectiva da convivência com as questões ambientais da região, na preservação sociocultural e ambiental e no fortalecimento da agricultura familiar de base agroecológica.
Naquela oportunidade, a escola apresentou também outro projeto que será implementado na instituição relacionado com o reuso da água. A ideia é reaproveitar as águas utilizadas na parte da cozinha, e da própria água da chuva, para impulsionar sua reutilização na limpeza das áreas externas e dos banheiros da unidade, bem como, na irrigação dos jardins, plantas frutíferas e no viveiro de mudas.
Esta visita técnica faz parte de uma estratégia de trabalho desenvolvida pela Fiocruz e a Funasa associada ao desenvolvimento e a aplicação do conceito de Territórios Saudáveis e Sustentáveis na região do semiárido brasileiro.
Dentro deste trabalho, a Fiocruz está num diálogo com a Articulação do Semiárido Brasileiro (Asa Brasil) com o objetivo de conhecer as tecnologias sociais e suas metodologias de formação e mobilização social voltadas para a convivência e a sustentabilidade no semiárido.
Dentre as metas da Fiocruz está a elaboração de um diagnóstico de risco e vulnerabilidade social e ambiental; Desenvolvimento e inovação de metodologias e tecnologias sociais para a promoção de territórios saudáveis e sustentáveis; Fortalecimento das tecnologias e ações para atuação nos territórios saudáveis e sustentáveis; Fortalecimento da gestão na promoção de territórios saudáveis e sustentáveis; dentre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário