terça-feira, 16 de novembro de 2010

Colóquio de Educação contextualizada motiva educadores no Semiárido Piauiense

Mais de 150 educadores, gestores municipais e lideranças comunitárias  participaram do Colóquio de Educação para a Convivência  com o Semiárido realizado pela Rede de Educação do Semiárido Brasileiro (RESAB/PI), nos dias 11 e 12 de novembro\2010, em São Raimundo Nonato. 
O evento teve como objetivo discutir as ações de educação contextualizada desenvolvidas no Estado do Piauí e socializar os trabalhos de pesquisas executados pelos professores(as) da rede municipal e estadual de ensino que participaram do primeiro Curso de Especialização sobre Educação Contextualizada no Semiárido, realizado  numa  parceria entre a RESAB, Secretaria de Educação do Estado e a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), no Território Serra da Capivara.  

Na abertura do evento, houve um painel sobre o tema: "A educação para a convivência com o Semiárido como alternativa de desenvolvimento sustentável", com a participação dos expositores: Prof. Sílvio Rossi (INSA), Prof. Elmo de Souza Lima (UFPI/RESAB) e o Prof. Edimerson dos Santos Reis (UNEB/RESAB).

Na tarde da quinta-feira, teve a socialização de experiências sobre Educação para a convivência com o Semiárido, onde os participantes puderam trocar experiências com as 3 instituições escolhidas para apresentarem seus trabalhos na área da educação para a convivência: Ecoescola Thomas a Kempf  de Pedro II, Secretaria Municipal de Ensino de Jaicós e a Escola Família Agrícola Serra da Capivara. 
No segundo dia do evento, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as pesquisas realizadas pelos alunos do I Curso de Especialização em Educação contextualizada no Semiárido, realizado no Piauí. Mais de 20 trabalhos foram apresentados em duas salas temáticas: Sala 01 - Práticas educativas e Currículo contextualizado no Semiárido e Sala 02: O ambiente Semiárido e as alternativas de convivência. Os trabalhos apresentados serão posteriormente selecionados para serem publicados em um livro que será viabilizado pela RESAB.
Na noite cultural, o público conheceu um pouco mais da riqueza cultural do Semiárido com as apresentações de dança, capoeira e música, que trouxeram os elementos folclóricos do sertão paiuiense. Além disso, houve o lançamento do livro "Semiárido Piauiense: Educação e contexto", organizado pela RESAB em parceria com o INSA. 
Com o intuito de potencializar o trabalho desenvolvido no Estado na área da educação contextualiza, o evento foi encerrado com o painel: “Traçando as estratégias de construção de políticas de educação para a convivência com o Semiárido no Piauí”, com a participação de Genival Araújo (Fórum do Semiárido) e Lúcia Araújo (CCSA e RESAB-PI). 
Após a apresentação dos painelistas, os participantes do evento reuniram em grupo para levantar sugestões de estratégias e ações que fomentem a construção de políticas de educação para a convivência no Piauí. Com base nesse trabalho, a coordenação da RESAB/PI irá elaborar uma carta poposta que será encaminhada aos gestores públicos e as organizações envolvidas na luta pela educação para a convivência com o Semiárido no Piauí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário