terça-feira, 16 de novembro de 2010

Lançamento do Livro "Semiárido Piauiense: educação e contexto" fortalece debate sobre educação no Semiárido

A Rede de Educação no Semiárido Brasileiro lançou no dia 11 de novembro, durante o Coloquio de Educação para a Convivência com o Semiárido, realizado em São Raimundo Nonanto - PI, o livro "Semiárido Piauiense: Educação e Contexto", organizado pelos professores: Conceição de Maria de Sousa e Silva, Elmo de Souza Lima, Maria Luíza de Cantalice, Maria Tereza de Alencar e Waldirene Alves Lopes da Silva. A obra reúne 10 artigos abordando sobre os aspectos socioambiental, cultural e educacional do Semiárido, destacando o contexto do Piauí.
Durante o lançamento, os vários parceiros da RESAB destacaram a importância do livro para o fortalecimento da política de educação para a convivência com o Semiárido no Piauí. Sílvio Rossi, que representou a Direção do INSA no evento, destacou que este é o primeiro livro publicado pelo selo editorial do Instituto e destacou que será um material bibliográfico de referência para todos os estados do semiárido, principalmente agora que estão sendo criados 24 cursos de especialização na área da educação contextualizada com o apoio do INSA.
O livro foi publicado com o apoio do Instituto Nacional do Semiárido (INSA) e tem o intuíto de auxiliar os professores da rede pública de ensino, principalmente aqueles que participaram do Curso de Especialização Educação Contextualizada no Semiárido, desenvolvido pela RESAB e a UESPI, no Território Serra da Capivara, tendo em vista que ainda são poucos os materais didático-pedagógicos que os professores tem para desenvolverem suas atividades educativas.
No final do evento, os educadores que concluíram o Curso de Especialização em Educação Contextualizada no Semiárido receberam um exemplar do livro, juntamento com as instituições parceiras da RESAB. 

Colóquio de Educação contextualizada motiva educadores no Semiárido Piauiense

Mais de 150 educadores, gestores municipais e lideranças comunitárias  participaram do Colóquio de Educação para a Convivência  com o Semiárido realizado pela Rede de Educação do Semiárido Brasileiro (RESAB/PI), nos dias 11 e 12 de novembro\2010, em São Raimundo Nonato. 
O evento teve como objetivo discutir as ações de educação contextualizada desenvolvidas no Estado do Piauí e socializar os trabalhos de pesquisas executados pelos professores(as) da rede municipal e estadual de ensino que participaram do primeiro Curso de Especialização sobre Educação Contextualizada no Semiárido, realizado  numa  parceria entre a RESAB, Secretaria de Educação do Estado e a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), no Território Serra da Capivara.  

Na abertura do evento, houve um painel sobre o tema: "A educação para a convivência com o Semiárido como alternativa de desenvolvimento sustentável", com a participação dos expositores: Prof. Sílvio Rossi (INSA), Prof. Elmo de Souza Lima (UFPI/RESAB) e o Prof. Edimerson dos Santos Reis (UNEB/RESAB).

Na tarde da quinta-feira, teve a socialização de experiências sobre Educação para a convivência com o Semiárido, onde os participantes puderam trocar experiências com as 3 instituições escolhidas para apresentarem seus trabalhos na área da educação para a convivência: Ecoescola Thomas a Kempf  de Pedro II, Secretaria Municipal de Ensino de Jaicós e a Escola Família Agrícola Serra da Capivara. 
No segundo dia do evento, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as pesquisas realizadas pelos alunos do I Curso de Especialização em Educação contextualizada no Semiárido, realizado no Piauí. Mais de 20 trabalhos foram apresentados em duas salas temáticas: Sala 01 - Práticas educativas e Currículo contextualizado no Semiárido e Sala 02: O ambiente Semiárido e as alternativas de convivência. Os trabalhos apresentados serão posteriormente selecionados para serem publicados em um livro que será viabilizado pela RESAB.
Na noite cultural, o público conheceu um pouco mais da riqueza cultural do Semiárido com as apresentações de dança, capoeira e música, que trouxeram os elementos folclóricos do sertão paiuiense. Além disso, houve o lançamento do livro "Semiárido Piauiense: Educação e contexto", organizado pela RESAB em parceria com o INSA. 
Com o intuito de potencializar o trabalho desenvolvido no Estado na área da educação contextualiza, o evento foi encerrado com o painel: “Traçando as estratégias de construção de políticas de educação para a convivência com o Semiárido no Piauí”, com a participação de Genival Araújo (Fórum do Semiárido) e Lúcia Araújo (CCSA e RESAB-PI). 
Após a apresentação dos painelistas, os participantes do evento reuniram em grupo para levantar sugestões de estratégias e ações que fomentem a construção de políticas de educação para a convivência no Piauí. Com base nesse trabalho, a coordenação da RESAB/PI irá elaborar uma carta poposta que será encaminhada aos gestores públicos e as organizações envolvidas na luta pela educação para a convivência com o Semiárido no Piauí.

sábado, 6 de novembro de 2010

UFPI lança Projeto de Formação de Educadores do Campo em Esperantina

A Universidade Ferderal do Piauí fez o lançamento, no último dia 05 novembro, do “Projeto de Formação Continuada de Educadores do Campo no Município de Esperantina. O Prejeto será desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Esperantina e as organizações sociais daquele município e conta o financiamento do Ministério da Educação.
O objetivo do Projeto é “desenvolver uma política de formação continuada de professores que fomente a reflexão crítica sobre a proposta de educação desenvolvida nas escolas do campo, favorecendo a produção de novos saberes político-pedagógicos e a contextualização das práticas educativas e curriculares” e será coordenado pelos professores Elmo de Souza Lima e Baltazar Campos Cortez.
Ainda do lançamento do Projeto, foi realizado, nos dia 05 e 06 de novembro, a I Oficina Pedagógica sobre Educação do Campo, com o tema: Um olhar para o Campo e suas diversidades. Durante os dois dias os 55 professores tiveram a oportunidade de discutir sobre a realidade do campo no município de Esperantina, bem como, compreender as transformação que estão ocorrendo no mundo rural e os seus reflexos na vida das pessoas e, consequetemente, no contexto das escolas.
Durante a implementação do Projeto de Formação de Educadores do Campo serão realizadas outras 05 oficinas pedagógicas envolvendo os temas: Educação do campo: aspectos históricos e conceituais; Educação do campo e diversidades culturais; Educação do Campo e desenvolvimento sustentável; A construção de novas políticas de educação do campo.

CNPQ aprova Projeto de Especialização em Educação Contextualizada para a Região de Picos


O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) aprovou projeto apresentado pela RESAB (Rede de Educação no Semiárido Brasileiro, em parceria com a UESPI (Universidade Estadual do Piauí), para a realização do Curso de Especialização em Educação Contextualizada no Semiárido na Região de Picos.
O curso será realizado no período de março de 2011 a junho de 2012 e tem como objetivo: Contribuir na formação teorico-metodológica de professores e educadores populares, tendo como base os princípios da educação para a convivência com o Semiárido. Terá como meta a formação de 50 professores e educadores populares vinculados a rede pública  de ensino e as instituições não governamentais que atuam na educação para a convivência com o Semiárido.
A metodologia do curso consistirá em aulas presenciais, as sextas-feiras e aos sábados e intensivo durante as férias, com realização de discussões, seminários, análise e produção de textos, produção de artigos científicos, trabalhos práticos e atividades de campo. 
Além disso, será priorizada a produção de novos conhecimentos acerca das práticas educativas desenvolvidas na região voltada para a convivência com o Semiárido, com a realização de pesquisas científicas que possibilitem a construção de novos projetos  educativos nos municípios do Semiárido piauiense.