terça-feira, 11 de outubro de 2011

Brincadeiras antigas são substituídas pelos jogos eletrônicos

Esconde - esconde, pique - pega, cinco-marias, brincadeira de roda, pular corda, lobo mau, escravos de jó, amarelinha e tantas outras brincadeiras que fizeram e hoje pouco ainda fazem alegria de muitas crianças.
É bem provável que dependendo da sua idade, você nem saiba de brincadeiras são essas, mas com certeza se perguntar a uma pessoa que já passou dos 20 anos, ela saberá.
Brincar na rua era pura diversão e o uso da criatividade e da imaginação faziam com que a alegria de várias crianças se juntasse em um único mundo.
Era saudável, era o momento de fazer novos amigos, um mundo totalmente divertido e que na época jamais poderíamos imaginar que hoje a bola seria trocada pelo computador, a boneca pelo celular e os carrinhos pelo vídeo-game. 
As brincadeiras se modernizaram, ficaram virtuais, tecnológicas e hoje em dia já não é preciso sair de casa (e não é tão seguro como anos atrás) para conhecer o vizinho ao lado e muito menos um novo amigo virtual que pode estar do outro lado do mundo.
Se falarmos nas brincadeiras de hoje, vamos falar do vídeo-game cada vez mais moderno, as bonecas virtuais e os jogos de futebol através de Wii.
É importante que a criança brinque, é através das brincadeiras que uma criança começa a se desenvolver.
A psicopedagoga Ângela Munhoz diz que “Brincar pode prender totalmente a atenção da criança. Há muito que explorar no mundo: forma, textura (áspero, liso, escorregadio) consistência (duro, macio) cor, gosto. Tudo deve ser explorado, sentido, cheirado, experimentado.”
Mais com a correria do dia a dia e com a tecnologia as crianças acabam se isolando dentro de casa, já que com um simples botão e um controle remoto é capaz de “viver” em vários mundos lá fora.
É fundamental que os pais tirem um tempo e leve a criança para passear, brincar ao ar livre, correr, pular. É coisa de criança, faz bem e isso faz com que esta criança passe a deixar o mundo virtual para conhecer o mundo real.
Aproveite o feriado do dia das crianças, não importa sua idade, brinque se divirta e mostre para a galerinha nova que é possível se divertir sem tecnologia.
Por Gabrielle Cunha

Um comentário:

  1. Está disponível para download a Versão Revista e Corrigida dos Almanaques de Brincadeiras e Dinâmicas, os quais contém 1000 atividades recreativas e lúdicas, dentre brincadeiras tradicionais, jogos antigos, provas de gincana, quebras-gelo, dinâmicas de grupo, etc. Baixe gratuitamente e tenha em mãos a versão mais atualizada destes monumentos da educação física, recreação e ludicidade brasileiras!

    ResponderExcluir