segunda-feira, 26 de março de 2012

Alunos do curso de Especialização em Educação no Semiárido realizam intercâmbio de experiência


Mística de acolhimentos dos alunos
Os alunos do Curso de Especialização em Educação Contextualizada no Semiárido, promovido pela UESPI e a Rede de Educação no Semiárido (RESAB), no Campus de Picos, realizaram nos dias 23 e 24 de março uma visita de Intercâmbio de Experiência na Ecoescola Thomas a Kempis, no município de Pedro II - PI.
A Ecoescola é vinculada ao Centro de Formação Mandacaru e há mais de 10 anos oferece ensino gratuito da 5ª série do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio na modalidade integral, a partir dos princípios da educação contextualizada e da agroecologia.
O evento foi organizado pelo professor da disciplina de currículo contextualizado, Elmo de Souza Lima, com objetivo de possibilitar a troca de experiências entre os professores da Ecoescola e os 40 docentes da rede pública de ensino que participam do curso de especialização.
Hortas orgânicas
Durante a visita, os alunos do curso de especialização tiveram a oportunidade de conhecer as áreas de produção e as oficinas de trabalho desenvolvidas na escola, bem como as estratégias didático-pedagógicas adotadas no processo de contextualização e organização dos conteúdos e das práticas educativas.
A roça orgânica foi uma das experiências desenvolvidas pela Ecoescola que mais chamou a atenção dos visitantes, devido seu potencial produtivo baseado na preservação do meio ambiente e na alimentação saudável.
Projeto modelo de Roças orgânicas
Como resultado do trabalho, os professores/cursistas, que atuam em 20 município do Território Vale do Guaribas, no semiárido piauiense, saíram com o desafio de ampliar o debate nos municípios voltado ao desenvolvimento de projetos educativos e curriculares contextualizados que fomente o desenvolvimento de práticas educativas voltadas à produção de conhecimentos que valorize os saberes socioculturais locais e potencialize ações de desenvolvimento sustentável.

Um comentário:

  1. Foi um momento de muito aprendizado. Parabenizo ao professor Elmo Lima pela brilhante iniciativa. Essa vivência ampliou nossos horizontes de como se faz educação, de que é mais gosto quando se contextualiza a educação. O intercâmbio com o C.F. Mandacaru (Ecoescola Thomas a Kempis) nos deu uma outra visualização do que é viver no Semiárido. Muito rico e proveitoso.

    ResponderExcluir