Os desafios de
tornar as salas de aulas um espaço de aprendizagem dinâmica e mais agradável,
especialmente nas escolas multisseriadas do sertão é um assunto bastante
discutido dentro da Proposta de Educação Contextualizada no Semiárido. Em algumas escolas dos municípios baianos de Curaçá, Canudos,
Uauá, um projeto que utiliza: teatro, leituras e “contação” de histórias,
propõem não só deixar as aulas mais dinâmicas e participativas, como também
discutir a realidade da região de uma forma lúdica e diferente, proporcionando
ainda melhorias no processo de aprendizagens dos alunos e alunas.
O projeto
voltado para a valorização da criança e do adolescente no Semiárido é executado
pelo Irpaa em parceria com os municípios e começa com uma série de capacitações
denominada: Leitura - Contexto e Subjetividade, onde professores/as e gestores
de educação experimentam dinâmicas de grupos, iniciação ao teatro popular e
técnicas de “contação” de histórias.
A pedagoga do
Irpaa, Graça Cavalcante, responsável por algumas capacitações, destaca a
importância do trabalho de leituras, uma vez que essas escolas dispõem de um
acervo de livros, cujos conteúdos retratam lendas e histórias ligadas a vida e
os costumes do povo do sertão. Para a pedagoga, esses livros passam a ser
melhor utilizados a partir da proposta deste projeto. Graça lembra ainda que a
literatura e a “contação” de histórias ou mesmo o teatro são importantes
instrumentos capazes de rediscutir questões ligadas a vida das pessoas e das
comunidades do Semiárido. Com essas dinâmicas é possível de forma reflexiva
abordar problemas históricos existentes na região e suas consequências.
O
trabalho permite ainda que outras leituras e compreensões sobre essa região
sejam postas em discussão nas escolas, uma vez que no imaginário popular, as
vezes reforçado pela educação, o sertão é um lugar visto basicamente a partir
da seca e suas consequências. Para rediscutir essa e outras realidades, os
recursos próprio da linguagem do teatro, da literatura, por exemplo, tornam-se
excelentes aliados dos professores e alunos imbuídos na construção de uma nova
forma de estudar e compreender a região.
Fonte: Irpaa
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