sábado, 8 de setembro de 2012

Escolas do campo receberão livros didáticos contextualizados


As escolas públicas localizadas nas zonas rurais ganharão livros didáticos mais adequados à realidade de seus alunos. Essa é a proposta do novo Programa Nacional do Livro Didático do Campo, que começará a selecionar as obras em 2012. Serão escolhidos livros para as turmas seriadas ou as classes multisseriadas (que possuem alunos de séries diferentes) do 1º ao 5º ano do ensino fundamental das áreas de Alfabetização Matemática, Letramento e Alfabetização, Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia.
O processo de avaliação, escolha e aquisição de livros didáticos ocorrerá a cada três anos e começará no ano que vem. As primeiras obras adquiridas pelo programa chegarão às escolas no início do ano letivo de 2013. Os alunos e os professores que receberem esse material não precisarão devolvê-los ao final do ano. A cada ano, as escolas receberão livros para os novos alunos matriculados. Esses colégios continuarão recebendo dicionários e obras complementares do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).
Para participar do programa, as escolas públicas do campo devem estar vinculadas às secretarias municipais ou estaduais de educação e cadastradas no Censo Escolar realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Além disso, é preciso assinar um termo de adesão ao programa.
Serão cerca de 12,4 milhões de livros didáticos para 3 milhões de alunos, em 73 mil escolas rurais. A compra e a distribuição das obras estão orçadas em R$ 87 milhões. Os livros, em edições multisseriadas, seriadas ou multidisciplinares, poderão ser escolhidos pelos professores de acordo com a realidade da escola.
Os exemplares serão distribuídos a cada escola de acordo com as projeções de matrículas para o ano seguinte. Lotes adicionais de livros poderão ser adquiridos e distribuídos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), responsável pela execução do novo programa, caso necessário, após o início do ano letivo.
Neste caso, os educadores das escolas do campo precisam ficar atentos quanto ao processo de adesão das escolas ao Programa, bem como, ao processo de seleção dos livros à serem adotados por sua escola. Está é uma oportunidade de oferecer um ensino de qualidade voltado para a realidade sociocultural dos povos do campo. As coleções escolhidas poderão ser acompanhadas de livros e outros materiais digitais em caráter complementar.
A distribuição de materiais didáticos voltados para a realidade do campo é uma das bandeiras de luta dos movimentos sociais do campo e dos educadores e pesquisadores que participam do movimento em defesa da educação do campo.

Um comentário:

  1. MARIA CICERA NUNES DE SOUZA8 de dezembro de 2012 às 08:47


    A ESCOLHA DO LIVRO DAS ESCOLAS DO CAMPO COMEÇA DIA 12/12 ATÉ 20/12/ 2012


    DIRETORES DA REDE MUNICIPAL DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS /AL, COMPAREÇAM A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PARA ANÁLISE DA ESCOLHA.

    COORDENADORA PEDAGÓGICA
    CICERA NUNES
    ceranunes@hotmail.com

    ResponderExcluir