terça-feira, 9 de setembro de 2014

Escolas piauienses trocam experiências sobre educação contextualizada no semiárido

Um grupo de professores e alunos da Escola Municipal Dona Adelaide e agricultores do município de Novo Oriente visitaram, na última terça-feira (09/09), a Escola Municipal Liberato Vieira, localizada na comunidade rural Brejo da Fortaleza, em Ipiranga do Piauí, para conhecer a experiência de educação contextualizada no semiárido desenvolvida naquela instituição.
Dentre as atividades conhecidas pelo grupo destacaram-se a horta escolar, que produz alimentos para a merenda da escola, e o viveiro de mudas, que distribui mudas frutíferas para as famílias da comunidade. A horta e o viveiro são importantes espaços pedagógicos, tendo em vista que várias atividades educativas são desenvolvidas de forma interdisciplinar, contemplando a produção de conhecimentos nas diferentes disciplinas escolares. Ambos foram construídos em parceria com a Escola de Formação Paulo de Tarso, organização não governamental que atua na região de Valença na execução do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), vinculada ao Programa de Formação e Mobilização Social para Convivência com o Semiárido da ASA Brasil (Articulação no Semiárido Brasileiro).
A Escola Municipal Liberato Vieira começou a desenvolver as atividades na área da educação contextualizada no semiárido a partir de agosto de 2012, quando foi contemplada com o Projeto de Formação de Educadores no contexto do Semiárido, desenvolvido pela Universidade Federal do Piauí, sob a coordenação do prof. Elmo de Souza Lima.
Com o apoio pedagógico da UFPI e da Rede de Educação no Semiárido Brasileiro, a equipe da Escola Liberato Vieira passaram a desenvolver um processo de reorientação curricular voltado à valorização dos conhecimentos e saberes produzidos na comunidade e ao desenvolvimento de projetos educativos que ampliassem o olhar dos educandos acerca das riquezas sociais, culturais e econômicas da comunidade, promovendo uma maior valorização e aproveitamento das potencialidades locais.
De acordo com a Diretora da Escola, Reginalda Alves, com o trabalho de resgate das tradições locais, a valorização da culinária, a divulgação das possibilidades de desenvolvimentos sustentáveis, dentre outras atividades, a Escola vem ampliando a parceria com a comunidade e estreitando cada vez mais o diálogo com os educandos e as famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário