As
riquezas do semiárido brasileiro são pouco conhecidas pela maioria da população
devido à ausência de estudos sobre estes temas nas escolas e à falta de divulgação
nos meios de comunicação. Com o propósito de ampliar os estudos e a produção de
conhecimentos sobre as potencialidades socioeconômicas desta região, a Escola
Municipal Liberato Vieira realizou no mês de maio/2015, um mapeamento das
potencialidades socioeconômicas em 10 comunidades no município de Ipiranga, no semiárido
piauiense.
O
mapeamento foi realizado pelos estudantes do 1º ao 9º ano, envolvendo 124
famílias e 445 pessoas, quase 50% do total de famílias que vivem na região do
Brejo da Fortaleza, zona rural do município de Ipiranga. Com este trabalho, os
estudantes tiveram a oportunidade de conhecer as principais potencialidades da
comunidade, principalmente aquelas relacionadas às atividades agrícolas e a
pecuária, principal fonte de renda da região.
De
acordo com os alunos, chamou a atenção o grande número de famílias que não tem
a posse da terra e desenvolvem suas atividades como meeiros e/ou arrendatários.
Além disso, observou-se que há muito desperdícios de frutas que poderia ser
utilizadas na produção de doces, polpas e geleias.
Constatou-se
também que são poucas as famílias que produzem para a comercialização. A maioria
limita-se à produção para o consumo, talvez devido à pequena área para produção
e a ausência de políticas no município que fomente a comercialização da
agricultura familiar.
Para
Graziely Veloso, aluna do 8º ano, o trabalho foi muito importante para que os
estudantes pudessem conhecer melhor as potencialidades da comunidade, interagir
e trocar experiências com as famílias. Por outro lado, ela acrescenta que este
trabalho de pesquisa na comunidade foi importante para o desenvolvimento da
autonomia e da autoconfiança dos estudantes, já que no inicio das atividades
muitos achavam que não iam conseguir atingir os objetivos proposto.
Na
última sexta-feira (05/06), a equipe pedagógica da escola participou de uma
Oficina Pedagógica sobre Educação contextualizada no Semiárido, realizada pela
Rede de Educação no Semiárido e a Universidade Federal do Piauí, com o propósito
de aprofundar a discussão com os professores, os alunos e os pais sobre o
mapeamento da realidade, visualizando as atividades que poderiam ser realizadas
para contribuir com a melhoria da qualidade de vida das famílias.
Durante
a Oficina, os professores também tiveram a oportunidade discutir as estratégias
pedagógicas que serão desenvolvidas no processo sistematização e organização
dos conhecimentos extraídos do mapeamento da realidade. Devido o volume de
informações e a complexidade destes dados, tornou-se necessário organizá-los em
eixos e sub-eixos temáticos com o propósito de estabelecer os diálogos
interdisciplinares entre os dados da pesquisa e os conhecimentos escolares,
visando o desvelamento dos fatos e a compreensão aprofundada dos aspectos
sociais, políticos, econômicos e culturais que estão implícitos na vida do sertanejo.
Horta Pedagógica |
Para o
professor da Universidade Federal do Piauí, Elmo de Souza Lima, que assessora o
projeto de educação contextualizada na escola, não basta extrair os dados da
realidade, é necessário desenvolver um trabalho pedagógico criterioso com estes
conhecimentos com o intuito de levar os educandos a ampliarem o olhar sobre o
contexto no qual estão inseridos, superando as visões ingênuas e simplificadas
da realidade.
Viveiro de Mudas |
Com o propósito
de aprofundar os estudos contextualizados no semiárido, a Escola Municipal
Liberato Vieira desenvolve também intercâmbios de experiências e aulas de
estudos e pesquisas na comunidade. Além disso, construiu na escola uma horta
pedagógica e um viveiro de mudas para a produção de plantas nativas e frutíferas.
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