A Universidade Federal do Piauí realizou
nos dias 23 e 24 de outubro/2015, a II etapa do Curso de Formação de Formadores/as em Educação contextualizada no
Semiárido
, com o objetivo de discutir sobre as políticas de convivência com
o semiárido. O curso conta com a participação de 30 educadores/as vinculados a
rede pública de ensino que atuarão como formadores da Rede de Educação no
Semiárido Brasileiro (RESAB) no Piauí.
Na abertura do evento, os cursistas participaram
da mística envolvendo as riquezas e as possibilidades do semiárido. Um momento
de reflexão sobre suas experiências pessoas e profissionais, evidenciando as
belezas e os encantos deste lugar, bem como, as injustiças que ainda estão
presentes nas comunidades do sertão.
Em seguida, a professora Dra. Maria
Sueli Rodrigues de Sousa, da Universidade Federal do Piauí, discutiu com o
grupo de professores sobre as concepções de desenvolvimento instituídas no
semiárido brasileiros, com ênfase nos modelos centrados nos grandes projetos
produtivos e nas grandes obras hídricas que pouco contribui para a melhoria da
qualidade de vida da população da região.
Ainda no primeiro dia, Carlos Humberto
Campos, da Cáritas Regional do Piauí e da Coordenação Executiva da Articulação no
Semiárido Brasileiro (ASA BRASIL) apresentou os principais projetos
desenvolvidos pelas organizações e movimentos sociais voltados a consolidação
da proposta de convivência com o semiárido.
Para Campos, os projetos desenvolvidos
pela Asa Brasil na perspectiva da convivência com o semiárido tem apresentado
resultados significativo para a melhoria da qualidade de vida da população, no
entanto, ainda enfrenta dificuldades com relação ao maior apoio do poder
público na implementação destas experiências enquanto políticas públicas.
No segundo dia, os participantes
dedicaram-se as discussões acerca das estratégias políticas e pedagógicas que
podem desenvolvidas pelas secretarias municipais e estaduais de educação com
relação à implementação da proposta de educação para a convivência com o semiárido
no Piauí.
Com o propósito de fortalecer este
trabalho da educação contextualizada no semiárido no Piauí, os professores
estão construindo coletivamente um conjunto de recomendações teórico-metodológicas
que deverá auxiliar os municípios na implementação de projetos de formação de
educadores voltados a implementação de práticas educativas contextualizadas nas
escolas do semiárido.
A metodologia do curso baseia-se na
pedagogia freireana e na educação popular, tendo como eixo central a
problematização das condições socioeconômicas, políticas e culturais do
semiárido, bem como, dos pressupostos teórico-metodológicos que dão sustentação
às práticas educativas desenvolvidas nas escolas do semiárido.
A proposta de formação está organizada
em quatro módulos temáticos voltados à discussão, por um lado, dos aspectos
sociohistóricos, políticos, econômicos e culturais do semiárido e, por outro,
dos aspectos teórico-metodológicos e políticos pedagógicos que norteiam os
projetos de educação para a convivência.
A atividade foi desenvolvida em
parceria com a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Cáritas Regional do Piauí, Escola de Formação Paulo de
Tarso, Secretaria Estadual de Educação do Piauí (SEDUC), Cooperativa de Produção e Serviços de Técnicos Agrícolas do Piauí (Cootapi), Escola Família Agrícola Santa Angela, Sindicato dos Servidores Municipais de Picos e as Secretarias Municipais de Educação
de Picos, Ipiranga e Itainópolis e a Emater – PI.
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