sábado, 17 de outubro de 2015

Escola promove curso de beneficiamento de frutas como estratégia de convivência com o semiárido



A Escola Municipal Liberato Vieira, localizada na Comunidade Brejo da Fortaleza, no município de Ipiranga do Piauí, está promovendo o Curso de Beneficiamento de Frutas voltado à produção de doces, geléias e cajuínas, com a participação de 25 mulheres mães de alunos.
O Curso é desenvolvido em parceria com a Emater-PI e a Secretaria Municipal de Educação e tem como objetivo capacitar um grupo de mulheres que possa iniciar um trabalho cooperativo, a partir da implementação de uma unidade de beneficiamento de frutas, que aproveite as potencialidades frutíferas da região e promova a geração de trabalho e renda na comunidade.
Este Curso de Beneficiamento de Frutas é parte das estratégias de trabalho do Projeto de Educação Contextualizada no Semiárido, desenvolvidas pela Escola Liberato Vieira, desde 2012, com o apoio pedagógico da Universidade Federal do Piauí.
A partir deste Projeto de Educação Contextualizada no Semiárido, a Escola passou a desenvolver um conjunto de atividade voltada ao reconhecimento das potencialidades locais, bem como, a produção de conhecimentos que fomentem a organização da comunidade e a construção de estratégias de desenvolvimento pautada na convivência e na sustentabilidade.
De acordo com Reginalda Alves, diretora da escola, com base nos estudos e pesquisas desenvolvidos pelos/as educandos/as na comunidade, verificou-se que na região há uma grande produção de frutas (manga, buriti, caju, laranja, goiaba, entre outras) que praticamente não é aproveitada pelas famílias. "Isto trouxe muitas inquietações para professores e alunos, com isto passamos a buscar uma forma de melhor aproveitar essa riqueza local", ressaltou a diretora.
Com a implementação da unidade de beneficiamento de frutas, a equipe pedagógica da Escola espera melhorar a qualidade nutricional da merenda escolar, com a comercialização da produção para a Secretaria Municipal de Educação; ampliar os estudos e as pesquisas acerca das riquezas do semiárido desenvolvidas com os alunos e fomentar a organização da comunidade com vista a melhoria da qualidade de vida das famílias.

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