O Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação do Campo (NUPECAMPO/UFPI) realizou nos dias 04 e 05 de maio de 2017 o I Módulo do Curso de Formação em Pedagogia da Alternância, no auditório do Centro de Ciências da Educação da Universidade
Federal do Piauí, em parceria com a Associação Regional das Escolas Família Agrícola do Piauí (AEFAPI).
O Curso de Formação conta
com a participação de 60 educadores/as vinculados as 17 Escolas Famílias Agrícolas do Piauí e 10 estudantes e professores da UFPI.
O evento tem como objetivo contribuir no fortalecimento das Escolas Famílias Agrícolas no Piauí por meio de atividades formativas que favoreçam aos diferentes sujeitos do campo a apropriação crítica dos princípios políticos e pedagógicos da pedagogia da alternância através de um trabalho de pesquisa-ação interdisciplinar, contextualizado e dialógico.
O evento tem como objetivo contribuir no fortalecimento das Escolas Famílias Agrícolas no Piauí por meio de atividades formativas que favoreçam aos diferentes sujeitos do campo a apropriação crítica dos princípios políticos e pedagógicos da pedagogia da alternância através de um trabalho de pesquisa-ação interdisciplinar, contextualizado e dialógico.
Nesta primeira etapa do Curso, os cursistas tiveram a oportunidade de aprofundar a discussão sobre os princípios da educação popular, buscando compreender suas contribuições para o fortalecimento dos projetos educativos desenvolvidos nas EFAs. Além disso, tiveram a oportunidade de aprofundar a discussão sobre os aspectos históricos e conceituais da Pedagogia da Alternância.
A proposta de formação está organizada em 5 módulos, intercalados com atividades de pesquisa, estudo e rodas de conversas que serão desenvolvidas pelos cursistas em suas instituições de ensino como parte do processo formativo. Os módulos serão desenvolvidos a partir das seguintes temáticas:
Módulo I: Educação Popular e Pedagogia da Alternância;
Módulo II: Aspectos Teórico-Metodológicos da Pedagogia da Alternância;
Módulo III: Educação do campo – elementos históricos, políticos e conceituais;
Módulo IV: A organização do currículo na perspectiva da Pedagogia da Alternância;
Módulo V: Sistematização de experiências em Pedagogia da Alternância.
De acordo com o prof. da UFPI e membro da coordenação do Curso, Elmo Lima, as atividades formativas serão desenvolvidas com base na metodologia da pesquisa-ação que consiste num processo de formação-investigação que favoreça aos cursistas uma imersão crítica no contexto sócio-histórico, político e cultural, bem como, uma reflexão crítica sobre sua atuação enquanto educador nas escolas do campo.
Para Elmo Lima, o foco do curso é instigar os educadores a refletirem sobre o trabalho desenvolvido nas
Escolas Famílias Agrícolas, buscando alternativas de aperfeiçoamento dos
projetos políticos e pedagógicos implementados nestas instituições, tendo como os
pressupostos teórico-metodológico da Pedagogia da Alternância.
Segundo o presidente da AEFAPI, Antônio Carvalho, este projeto de formação vai contribuir no fortalecimento das experiências educativas desenvolvidas pelas 17 Escolas Famílias Agrícolas que atuam no Piauí, proporcionando uma formação crítica dos jovens do campo, comprometida com o fortalecimento da organização social e da agricultura familiar.
O projeto de formação conta com a parceria da Fundação Dom Edilberto Dinkelborg (FUNDED), Fundação Padre Antônio Dante Civiero(FUNACI), Fundação Santa Ângela, Associação Escola Família Agrícola dos Cocais e Associação Escola Família Agrícola Serra da Capivara.
Parabéns aos organizadores do curso. Desenvolvi um trabalho parecido na EFA Nova Esperança\ Norte de Minas. Esta ação é muito importante e necessária para fortalecer os projetos educativos das EFAs.
ResponderExcluir