terça-feira, 8 de agosto de 2017

Estudantes acabam de ocupar a reitoria da UFPI em defesa da educação do campo

Os estudantes do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Piauí – Campus de Teresina - acabaram de ocupar a reitoria da UFPI, na manhã desta terça-feira (08/08), em defesa da educação do campo e dos cursos de licenciatura para os jovens camponeses.
 De acordo com os estudantes, há quase dois anos a UFPI suspendeu o Edital de seleção para o ingresso de novos alunos nos cursos de licenciatura em educação do campo, impedido que novos jovens tenham o direito de ingressar no ensino superior.
Por volta das 9h, os estudantes tiveram uma audiência com o reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas, para negociar a reabertura do edital de seleção para o ingresso de novos alunos nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo, bem como, a garantia das condições de infraestrutura para o bom funcionamento dos cursos. Durante a negociação, o reitor se comprometeu em fazer a publicação de um novo edital de seleção o mais breve possível. 
A Universidade Federal do Piauí possui 4 Cursos de Licenciatura em Educação do Campo distribuídos nos seguintes campus: Picos, Floriano e Teresina (Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza) e Bom Jesus (Licenciatura em Educação do Campo/Ciências Sociais e Humanas).. 
Os cursos de Licenciatura em Educação do Campo são conquistas históricas dos movimentos sociais do campo que travam, desde o início da década de 1990, uma luta na defesa da educação do campo, voltada para os interesses e as necessidades dos povos do campo. Uma educação que seja pensando com e para os povos.
De acordo com o Movimento Nacional Por uma Educação do Campo, estes cursos de licenciaturas têm como objetivo central formar os camponeses para assumir esta luta na construção de um projeto específico de educação associado ao projeto de desenvolvimento do campo pautado na sustentabilidade e no protagonismo dos camponeses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário