A I Semana Freiriana do Cariri será realizada no período de 12 a 18 de setembro de 2011, na cidade do Crato, no Cariri cearense. O evento é uma iniciativa da Escola de Políticas Públicas e Cidadania Ativa – EPUCA, com patrocínio do Banco do Nordeste, do Governo do Estado do Ceará e da Revista Nordeste VinteUm e será aberto pela educadora Fátima Freire Dowbor, filha de Paulo Freire.
Freire: educador revolucionário |
Tendo em vista que no dia 19 de setembro será comemorado os 90 anos do nascimento do educador Paulo Freire, a I Semana Freiriana do Cariri pretende promover uma série de diálogos, reflexões e aprendizagens sobre questões referentes à pratica docente e aos processos educativos em andamento nos municípios da Região, tendo por base o pensamento freiriano e sua contribuição para construção de uma práxis cuidadosa e inclusiva na Educação.
Durante o evento serão realizadas três Rodas de Conversa sobre temas relacionados à Educação, tendo por base as contribuições teóricas e práticas de Paulo Freire e o pensamento de especialistas convidados. As Rodas de Conversa acontecerão no Salão de Atos da URCA (Campus Pimenta). Além disso, serão realizadas 14 Oficinas Pedagógicas dirigidas a professores/educadores das redes pública e privada de ensino do Cariri e demais interessados, com ênfase nas áreas de metodologia e didática do ensino e nas novas temáticas e abordagens da Educação. As inscrições para as Oficinas Pedagógicas estarão abertas a partir de 10 de agosto de 2011.
A agenda noturna da Semana terá também uma Mostra de Vídeo com a exibição de 4 vídeos sobre Paulo Freire (biografia, educação, inspirações e legado). Cada sessão de vídeo será seguida de diálogo com os presentes, mediado por estudiosos do pensamento e da obra de Paulo Freire. A Mostra de Vídeo terá lugar no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva (antigo Cine-Teatro do Crato).
Durante toda a Semana, vários pontos da cidade do Crato servirão de palco para o Festival de Saberes, Sabores, Sons e Cores da Gente. Serão realizadas atividades artístico-culturais que evidenciem o jeito de ser e de viver de comunidades urbanas e rurais dos municípios do Cariri, através de suas tradições, sua culinária, sua música, seu artesanato e outras formas de expressão. Essa é uma dimensão da compreensão freiriana de Educação que precisa ser reconhecida, valorizada e fortalecida. Maiores informações: http://semanafreiriana.wordpress.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário