A
Universidade do Estado da Bahia, Campus de Juazeiro, realizou na última segunda-feira
(10/03), a Aula Inaugural do Mestrado em Educação, Cultura e Territórios
Semiáridos, do Programa de Pós-Graduação em Educação Contextualizada ao Semiárido
(PPGESA), com a palestra “Descolonização dos saberes e das culturas nos
Territórios Semiáridos”, ministrada pelo prof° Jassen Felipe da Silva, da
Universidade Federal de Pernambuco.
Para
Jassen a chegada deste mestrado na e sobre a região é uma oportunidade para
“construir ciência a partir das nossas inquietações”. Nesse sentido, evidenciou
que ao estudar e pesquisar educação contextualizada, é preciso desenvolver
metodologias também contextualizadas ou reinventar as que já são utilizadas, de
forma que envolva e aproxime mais a academia do ambiente pesquisado. Nessa
perspectiva, opinou sobre a proximidade que o Programa precisa manter com a
educação básica e os espaços informais de educação, tornando-se inclusive um
curso de referência também neste sentido.
Fruto
de uma caminhada insistente e referenciada em inúmeros estudos e experiências
consolidadas, a exemplo do riquíssimo trabalho desenvolvido pela Rede de
Educação do Semiárido Brasileiro (RESAB) e das instituições que a ela estão
articuladas é que a Universidade do Estado da Bahia – UNEB vem pautando no
âmbito do Ensino Superior e, consequentemente, na Educação Básica, a Educação
Contextualizada como um dos pilares fundamentais a um projeto de sociedade que
se proponha inovador, inclusivo e auto-sustentável.
Um
dos principais objetivos do PPGESA é promover a reflexão sobre os contextos
semiáridos como estratégia de fortalecimento territorial e base para a
construção de um projeto de sociedade fundado na perspectiva da convivência com
a diversidade ambiental, cultural, política, social e econômica, e favorável à
superação das assimetrias territoriais/regionais, onde o maior desafio é a
formação de Mestres, e quiçá, mais à frente de Doutores comprometidos com
a perspectiva da contextualização enquanto matriz formadora e fundamental
ao ensino, à pesquisa e a extensão na promoção da sustentabilidade dos
territórios semiáridos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário