sexta-feira, 25 de abril de 2014

Município de Juazeiro-Ba adota livros didáticos contextualizados ao Semiárido


A Secretaria de Educação e Esportes do município de Juazeiro/Ba iniciou neste mês de abril a entrega nas escolas dos livros didáticos contextualizados, “Conhecendo o Semiárido 1 e 2, que será utilizado em sala de aula com turmas do 4º e 5º ano.
Esta iniciativa tem o objetivo de contribuir para a qualificação do ensino e da aprendizagem através de um processo que envolve o uso de materiais didáticos contextualizados, a formação dos(as) educadores e educadoras e a sistematização da experiência(do trabalho pedagógico).
O material didático vai ser distribuído para 3.654 estudantes do 4º e 5º ano, de 21 escolas municipais da sede e 38 escolas do campo. O diferencial deste projeto é o acompanhamento pedagógico articulado entre o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa), e a Secretaria Municipal de Educação. Ao longo do projeto os/as educadores/as terão formação, com encontros mensais e orientações contínuas(semanais) que subsidiarão a sistematização da experiência.
O livro é multisseriado e tem uma abrangência multidisciplinar, podendo ser utilizado em atividades relacionadas às diferentes disciplinas do currículo escolar. Para a professora Edineuza, o objetivo não é tratar exclusivamente da disciplina, mas como a/o estudante pode compreender a geografia, o português, a história, a partir da sua própria realidade, relacionando estes conhecimentos com o que é global.
A gestora escolar, Rúzia do Nascimento Lima, acredita que o livro venha contribuir para que os professores possam trabalhar, em sala de aula, de fato a educação contextualizada. “Os livros didáticos não são direcionadas a nossa realidade, agora vai ser um trabalho de qualidade bem maior com este livro que estamos recebendo.
Para a representante da Seduc, a diretora de valorização do professor e formação continuada, Carliane Oliveira, a expectativa é que a partir da utilização deste material tenha-se uma qualificação no ensino e assim “formar um sujeito diferente”.

O nascimento do livro
O livro Conhecendo o Semiárido volume 1 e 2 é uma produção coletiva da Resab, tendo como autoras Cláudia Maísa Antunes Lins, Edineuza Ferreira Souza e Vanderléa Andrade Pereira. O livro foi produzido de 2002 a 2005 e, em 2010, teve a sua 2ª edição publicada. Antes da publicação, o material foi testado  em todos os estados do Semiárido Brasileiro,  sendo em duas escolas de cada um destes municípios. Ao final desta avaliação junto a educadores/as e estudantes, o material teve a sua 1ª edição impressa e, desde então, é distribuído pela Resab.
Fonte: Irpaa

Nenhum comentário:

Postar um comentário