As educadoras da Escola Municipal
Liberato Viera, na comunidade Brejo da Fortaleza, em Ipiranga do Piauí, estão desenvolvendo
diversos projetos educativos na perspectiva da educação contextualizada no
semiárido, através da construção da horta na escola, viveiros de mudas
frutíferas e projetos de leituras voltados ao conhecimento da realidade local.
Os projetos são
desenvolvidos na perspectiva interdisciplinar possibilitando que os educandos
possam, através destes projetos, aprender com base nas atividades práticas
desenvolvidas pelos educandos, estabelecendo uma relação entre os diferentes
conhecimentos escolares e culturais.
Para a diretora da escola,
Reginalda Alves, os projetos despertam o interesse dos alunos, estimulando-os a
produzirem novos conhecimentos sobre sua realidade sociocultural, bem como, a
apropriação significativa dos conhecimentos escolares que ajudam na compreensão da realidade nas quais estão inseridos.
Na semana no meio ambiente,
os educadores e educandos desenvolveram diversas atividades voltadas à preservação
do meio ambiente como forma de conscientizar os jovens quanto à importância da
preservação ambiental como fonte de vida e sustentabilidade. Durante estas
atividades, a Escola recebeu a visita de um grupo de técnicos da Federação dos
Trabalhadores na Agricultura do Estado do Piauí (Fetag-PI)
interessados em conhecer o trabalho desenvolvidos na área da educação
contextualizada e da convivência com o semiárido.
Este trabalho com a educação contextualizada no
semiárido começou a ser desenvolvido na Escola Municipal Liberato Vieira a
partir do Projeto de Formação Continuada
de Educadores no contexto do Semiárido, desenvolvido pela Universidade Federal
do Piauí, sob a coordenação do prof. Elmo de Souza Lima, com o intuito de promover
a reorientação do currículo na perspectiva da contextualização no
semiárido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário