quinta-feira, 30 de junho de 2011

Ecoescola desenvolve projetos com Roça Orgânica em Pedro II


A Ecoescola Thomas a Kempis de Pedro II está desenvolvendo alguns projetos educativos voltados para a convivência com o semiárido tendo a roça orgânica como uma alternativa de fortalecimento da agricultura familiar sustentável na região.

O trabalho é desenvolvido com a participação dos alunos do 3º ano do Ensino Médio e tem como objetivo principal apresentar alternativas de produção orgânica na agricultura familiar na região sem o uso de agrotóxicos nem desmatamento nas propriedades, dentro de um planejamento estratégico visando uma produção eficiente no foco sustentabilidade ambiental.

Com incentivo da Ecoescola, os agricultores começam a mudar suas práticas agrícolas. Na comunidade de Barro dos Lopes, o senhor Oliveira já desenvolve quatro modalidades de plantio: todos na mesma área sendo uma parte aradada, uma área de toco (roça convencional de nossa região), uma área em leiras e uma outra no sistema roça orgânica. De acordo com o agricultor os resultados do trabalho com a roça orgânica é surpreendente devido ao rendimento e a qualidade da produção.

No próximo sábado (02/07), a Ecoescola irá desenvolver um dia de campo na comunidade Barros dos Lopes a fim de promover uma troca de experiência entre alunos, agricultores, técnicos agropecuária e professores acerca da roça orgânica e da agroecologia.

A Ecoescola Thomas a Kempis é uma instituição de ensino regular vinculada ao Centro de Formação Mandacaru, que é uma organização não governamental que atua na área da educação popular e da convivência com o semiárido.
Fonte: Neto Santos.

5 comentários:

  1. nós do 2ano da ecoescola estamos de parabéns pelo nosso trabalho e projeto e esforço que nós tivemos parabéns 2ano foi maravilho..

    ResponderExcluir
  2. 2ano vocÊs foram maravilhosos no projeto de voces parabens...2 ANO FOI E É MUITO ESPECIAL POR TER REALIZADO ESTE TRABAHLO
    PARABÉNS

    ResponderExcluir
  3. Com certeza vocês estão de parabéns. Você estão fazendo um trabalho que poucas escolas fazem. Continuem inovando não só a forma de fazer educação, mas também o modo de viver e produzir no semiárido. Sucessos...

    ResponderExcluir
  4. " o trabaho desenvolvido com participaçao do 3º ano do ensino medio..." CORREÇAO: " o trabalho desenvolvido pelo 2 ano do ensino medio, estar de parabens embora nao tenham tido o reconhecimento que mereciam".
    parabens 2 ano..........

    ResponderExcluir
  5. 2 ano voces merecem um premio estive la gostei muito

    ResponderExcluir