sábado, 2 de julho de 2011

Movimentos sociais denunciam o fechamento de escolas no campo

Mais de 24 mil escolas no campo brasileiro foram fechadas no meio rural desde 2002. O fechamento dessas escolas demonstra o drástico problema na vida educacional no Brasil, especialmente no meio rural.

Após décadas de lutas por conquistas no âmbito educacional, cujas reivindicações foram atendidas em parte - o que permitiu a consolidação da pauta – o fechamento das escolas do campo representa um retrocesso no âmbito das políticas de educação do campo.

No Piauí, o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) denunciou, em sua Jornada de Luta realizada em maio/2011, que dezenas de escolas do campo estão sendo fechadas nos vários municípios do semiárido piauiense e os alunos estão sendo deslocados em transporte precários para as escolas urbanas.

O fechamento das escolas do campo além de causar um transtorno na vida dos alunos que tem que se deslocar em condições adversas para a cidade, traz grandes prejuízos para sua formação uma vez que o ensino oferecido nas escolas urbanas não discute sobre os problemas e a realidade sociocultural dos camponeses. Por conta disso, não preparam os jovens para construir alternativas de vida no campo, utilizando-se das potencialidades que existe no mundo rural.

Diante desse contexto, o MST lançou a Campanha Nacional contra o Fechamento de Escolas do Campo, que pretende fazer o debate sobre a educação do campo com o conjunto da sociedade, articular diversos setores contra esses retrocessos e denunciar a continuidade dessa política.

“O fechamento das escolas no campo nos remete a olhar com profundidade que o que está em jogo é algo maior, relacionado às disputas de projetos de campo. Os governos têm demonstrado cada vez clara a opção pela agricultura de negócio – o agronegócio – que tem em sua lógica de funcionamento pensar num campo sem gente e, por conseguinte, um campo sem cultura e sem escola”, afirma Erivan Hilário, do Setor de Educação do MST.

Essas escolas foram fechadas por estados e os municípios, mas o Ministério da Educação também tem responsabilidade. "Não se tem, por exemplo, critérios claros que determine o fechamento de escolas, que explicitem os motivos pelos quais se fecham, ou em que medida se pode ou não fechar uma escola no campo", aponta Erivan.

Um comentário:

  1. Seria legal se fosse possível colocar dados estatístico sobre a quantidade de fechamento de escola no campo, as causas do fechamento e as consequência que isso gera para o desenvolvimento social da agricultura no Estado....

    ResponderExcluir