Mais de 24 mil escolas no campo brasileiro foram fechadas no meio rural desde 2002. O fechamento dessas escolas demonstra o drástico problema na vida educacional no Brasil, especialmente no meio rural.
Após décadas de lutas por conquistas no âmbito educacional, cujas reivindicações foram atendidas em parte - o que permitiu a consolidação da pauta – o fechamento das escolas do campo representa um retrocesso no âmbito das políticas de educação do campo.
No Piauí, o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) denunciou, em sua Jornada de Luta realizada em maio/2011, que dezenas de escolas do campo estão sendo fechadas nos vários municípios do semiárido piauiense e os alunos estão sendo deslocados em transporte precários para as escolas urbanas.
O fechamento das escolas do campo além de causar um transtorno na vida dos alunos que tem que se deslocar em condições adversas para a cidade, traz grandes prejuízos para sua formação uma vez que o ensino oferecido nas escolas urbanas não discute sobre os problemas e a realidade sociocultural dos camponeses. Por conta disso, não preparam os jovens para construir alternativas de vida no campo, utilizando-se das potencialidades que existe no mundo rural.
Diante desse contexto, o MST lançou a Campanha Nacional contra o Fechamento de Escolas do Campo, que pretende fazer o debate sobre a educação do campo com o conjunto da sociedade, articular diversos setores contra esses retrocessos e denunciar a continuidade dessa política.
“O fechamento das escolas no campo nos remete a olhar com profundidade que o que está em jogo é algo maior, relacionado às disputas de projetos de campo. Os governos têm demonstrado cada vez clara a opção pela agricultura de negócio – o agronegócio – que tem em sua lógica de funcionamento pensar num campo sem gente e, por conseguinte, um campo sem cultura e sem escola”, afirma Erivan Hilário, do Setor de Educação do MST.
Essas escolas foram fechadas por estados e os municípios, mas o Ministério da Educação também tem responsabilidade. "Não se tem, por exemplo, critérios claros que determine o fechamento de escolas, que explicitem os motivos pelos quais se fecham, ou em que medida se pode ou não fechar uma escola no campo", aponta Erivan.
Seria legal se fosse possível colocar dados estatístico sobre a quantidade de fechamento de escola no campo, as causas do fechamento e as consequência que isso gera para o desenvolvimento social da agricultura no Estado....
ResponderExcluir