sexta-feira, 29 de março de 2013

Governo do Piauí sanciona Lei que potencializa a Educação Contextualizada no Semiárido


O Governo do Estado do Piauí sancionou, no último dia 20 de março, a Lei N°6346, que dispõe do acréscimo do tema: "Aprendendo a conviver no Semiárido", em disciplinas do Ensino Fundamental e Médio da Rede Pública Estadual.

A Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), através da Coordenação de Educação Contextualizada no Semiárido desenvolve uma proposta pedagógica de trabalho pautada nos princípios da educação voltada para a região semiárida.
Nessa perspectiva, a Coordenação articula e desenvolve a formação continuada de professores da Rede Pública elaborando inclusive, materiais paradidáticos. Todo o trabalho é desenvolvido seguindo os princípios da Rede de Educação do Semiárido Brasileiro - RESAB. Com a nova Lei, as ações passam a ter um marco legalizado dando maior segurança ao trabalho desenvolvido há anos.
Para a coordenadora do Semiárido na Seduc, Maria Luiza de Cantalice, a decisão do Governo traz o respaldo que faltava. "Essa Lei é muito importante para o desenvolvimento do nosso trabalho. Vem legalizar a proposta curricular do tema de convivência no Semiárido, nos dando segurança em relação ao trabalho realizado", destaca.
A Lei N°6346, ainda passará pelo Conselho Estadual de Educação com o intuito de ser melhorada, facilitando a aplicação das disciplinas em sala de aula.

quinta-feira, 28 de março de 2013

Piauí forma primeira turma de especialistas em Educação no Campo

Cerca de 100 professores da rede pública de ensino concluíram, no último dia 21 de março, o Curso de Especialização em Educação do Campo – Saberes da Terra, realizado pelo Instituto de Educação Antonino Freire, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e o Ministério da Educação, beneficiando mais de 30 municípios do Estado. 

Durante o evento de encerramento do curso, denominado de Jornada Científica: "Cenários da Educação do Campo no Piauí", os alunos tiveram a oportunidade de socializar as pesquisas realizadas ao final do curso, bem como, as expriências exitosas desenvolvidas nas comunidades nas quais atuam como professores.
De acordo com os novos especialistas, para trabalhar efetivamente a educação no campo de forma contextualizada, é preciso que o educador faça adaptações com a realidade do aluno. "Para mim, como professor de  Matemática, foi um desafio trabalhar a interdisciplinariedade e a educação no campo. O programa é si é nota 10, porém precisamos trabalhar de forma eficiente para evitar a evasão e envolver os alunos. Um dos maiores desafios é articular os conteúdos à prática do aluno que vive no campo em uma realidade bem diferente da cidade onde geralmente o livro é produzido", diz o professor Marcílio Trindade, do município de Jurema do Piauí.
Os resultados do programa se refletem não apenas na mudança de como a educação é trabalhada, mas também na qualificação desses profissionais que atuam nos municípios. "O primeiro resultado profissional dessa especialização é que fui indicada para trabalhar como coordenadora do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic)", explica Rosilene Soares Pereira, de São João da Serra.
Segundo Rosilene, foi uma inovação e um desafio como educador. "Hoje vejo a educação do campo com outra visão, pois o campo está atrelado tanto à cidade como ao rural. E foi isso que motivou meu trabalho de conclusão de curso que defende que é preciso o currículo nas escolas no município de São João da Serra", diz.
Para a professora Antonieta Machado, do município de Batalha, o curso serviu como qualificação e como embasamento para corrigir as falhas dos profissionais da educação. "Sem falar que os municípios ganharam pessoas qualificadas para atuar nessa área. É preciso ver o campo dentro de uma visão macro que não é sinônimo de atraso, mas de igualdade e de produção", complementa o professor  Francisco das Chagas Silva.
"Aos poucos estamos conseguindo mudar a visão de que educação e tecnologia é coisa somente da cidade. Hoje no campo temos acesso a tecnologias, internet e um jeito diferente de trabalhar a educação", diz o professor Orisvaldo Costa Ribeiro, do município de Agricolândia.
Fonte: SEDUC/PI

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

UFPB realiza II Encontro de Pesquisas e Práticas em Educação do Campo



Com o intuito de fortalecer a troca de experiências e o movimento por uma Educação do Campo, a Universidade Federal da Paraíba realizará o II Encontro de Pesquisas e Práticas em Educação do Campo da Paraíba, no período de 5 a 7 de junho de 2013, em João Pessoa, no Campus da UFPB.

O evento é voltado para lideranças comunitárias, estudantes e pesquisadores interessados na temática e aquelas que comungam com a luta dos povos do campo pelo direito a uma educação de qualidade, que contemple suas experiências de vida, cultura e de educação na perspectiva de vivermos momentos de trocas, de partilhas.

As  inscrição de trabalho ocorrerão no período de 01 de fevereiro à 15 de março de 2013, os interessados em participar do evento deverão realizar sua inscrição individual e pagamento da taxa, de acordo com sua categoria, conforme informações disponível no site do evento: http://eppecpb.wix.com/eppecpb. Maiores informações pelo E-mail: eppecpb@gmail.com

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

RESAB lança edital de seleção de trabalho para Caderno Multidisciplinar


A Rede de Educação do Semiárido Brasileiro (RESAB) lançou ontem (21/01) Edital para seleção de trabalhos acadêmicos que serão publicados no seu Caderno Científico intitulado “Educação e Contexto do Semiárido Brasileiro”.

A publicação tem o propósito de incentivar a produção de conhecimentos na área da educação contextualizada no semiárido e educação do campo, bem como, fomentar a sistematização e socialização das experiências e pesquisas desenvolvidas nestas áreas.

Os educadores e pesquisadores na área da educação contextualizada e educação do campo poderão encaminhar seus trabalhos no período de  21/01/2013 a 11/03/2013. Os trabalhos deverão ser encaminhados em forma de artigo científicos e não poderão ultrapassar 12 páginas.

Os trabalhos submetidos à RESAB para publicação no “Caderno Multidisciplinar Educação e Contexto do Semiárido Brasileiro” deverão ser analisados pelo Conselho Editorial da Publicação que deverá dar parecer favorável ou não à publicação; cabendo à Secretaria Executiva da RESAB e Coordenação do Selo Editorial RESAB, as providências necessárias para elaboração do projeto gráfico e editorial do Caderno.
Os trabalhos deverão ser encaminhados para: Selo Editorial RESAB, Caixa Postal: 101, Juazeiro/BA, CEP: 48.900-000. Veja Edital de Seleção.

Para maiores informações: E-mail: seloeditorialresab@yahoo.com.br

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Fórum realiza IV Seminário Estadual de Educação do Campo no Piauí


Entidades e movimentos sociais realizaram na última quinta-feira (06/12) o IV Seminário Estadual de Educação do Campo no Piauí, no auditório do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal do Piauí (UFPI), com o intuito de debater sobre os desafios e as perspectivas da educação do campo no Piauí e discutir sobre rearticulação do Fórum Piauiense de Educação do campo.
Na abertura do evento, os movimentos sociais e as instituições públicas apresentam as atividades desenvolvidas na área do campo no Estado. Em seguida, Clarice Aparecida, coordenadora do Pronera (Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária), fez uma exposição sobre a trajetória de luta em defesa da educação do campo no Brasil, demonstrando os avanços e os desafios que estão colocados para as organizações sociais e instituições que lutam pela consolidação de uma política de educação do campo no Brasil.
Na segunda etapa do evento, as organizações e entidades desenvolveram um amplo debate sobre os desafios que estão colocados para a consolidação de um projeto de educação do campo no Piauí, diante da ausência de uma política pública na área da educação do campo no estado e o descompromisso dos gestores públicos estaduais e municipais com este tema. Além disso, foi denunciado o fechamento de escolas no campo, a ausência de transporte escolar para os alunos do campo em vários municípios, bem como, a precariedade das escolas localizadas nas comunidades rurais.
Para o professor da UFPI, Elmo de Souza Lima, o evento foi importante porque as instituições e lideranças dos movimentos sociais presentes no evento se comprometeram com a rearticulação e o fortalecimento do Fórum Piauiense de Educação do Campo como espaço de articulação política que pode agregar as diferentes instituições e movimentos em torna de uma pauta comum que faça avançar as políticas de educação do campo.
O Fórum é composto pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Comissão Pastoral da Terra (CPT), Associação das Escolas Famílias Agrícolas (AEFAPI), Fundação Santa Angela, Secretaria Estadual da Educação (Seduc), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI).

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

MEC abre processo de escolha dos livros didáticos para escolas do campo


As Secretarias Estaduais e Municipais de Educação tem até o dia 20 de dezembro/2012 para fazer a escolha das coleções didáticas para professores e estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental das escolas do campo, disponibilizadas pelo PNLD Campo, o Programa Nacional do Livro Didático do Campo.

As coleções são compostas pelos seguintes componentes curriculares: Letramento e Alfabetização, Alfabetização Matemática, Língua Portuguesa, Matemática, História, Ciências e Geografia.
Serão atendidas pelo PNLD Campo 2013 as escolas rurais com até 100 alunos matriculados nos anos iniciais do ensino fundamental e as escolas rurais com mais de 100 alunos que não realizaram a escolha do PNLD 2013 ou que tenham optado por não receber livros naquele programa.
 
O guia de livros didáticos do PNLD Campo 2013 está disponível no portal www.fnde.gov.br e a rede de ensino tem até o dia 20 de dezembro/2012 para registrar os dados correspondentes à escolha de suas escolas no sistema. O registro da escolha será realizado somente pela Internet. Não sendo possível registrar a escolha em sua secretaria, deve ser utilizado outro local com acesso à internet.


Acesse o Guia do Livro Didático - Educação do Campo

terça-feira, 13 de novembro de 2012

II Colóquio de Educação contextualizada possibilita troca de experiências entre educadores no semiárido

Solenidade de Abertura

 Mais de duzentos educadores, estudantes de graduação e lideranças comunitárias participaram do II Colóquio Piauiense de Educação Contextualizada no Semiárido, realizado nos dias 08, 09 e 10 de novembro no auditório da Universidade Federal do Piauí – Campus de Picos. O evento foi realizado pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e a Rede de Educação no Semiárido Brasileiro (RESAB), em parceria com a Universidade Federal do Piauí e Secretaria Estadual de Educação do Piauí.
O II Colóquio teve como objetivo fomentar a produção de conhecimentos científicos na área da Educação contextualizada no Semiárido e educação do campo como forma de ampliar as políticas de educação voltada à construção de alternativas de desenvolvimento sustentável.
Oficinas Temáticas
Na quinta-feira (08/11), os participantes frequentaram as oficinas temáticas sobre agroecologia, economia solidária, material didático contextualizado e tecnologias apropriadas, onde tiveram a oportunidade de trocarem experiências e conhecerem os trabalhos desenvolvidos nestas áreas no semiárido piauiense. Na noite da quinta-feira, houve a abertura oficial do evento com a participação dos representantes das instituições parceiras e autoridades locais, assim como, as apresentações culturais e artísticas da região.


Na conferência de abertura, com o tema: Educação contextualizada no Semiárido: avanços e perspectivas, o prof. Dr. Álamo Pimentel (UFBA) trouxe novas contribuições para a reflexão sobre a educação contextualizada, apontando novas perspectivas para o trabalho desenvolvimento pela Rede de Educação no Semiárido Brasileiro.
 O segundo dia de evento começou com a mesa de debate: “Educação Contextualizada e Currículo no Semiárido”, com a participação das professoras: Vanderléa Andrade Pereira (UFPI), Luzineide Dourado Carvalho (UNEB) e Lucineide Barros Medeiros (UESPI), bem como, do professor Elmo de Souza Lima (UFPI). Ambos trouxeram significativas contribuições para o fortalecimento do trabalho desenvolvido nas escolas do semiárido na perspectiva da contextualização do currículo e das práticas educativas.
Ainda na sexta-feira (09/11), o público do evento participou dos grupos temáticos onde ocorreram as apresentações de trabalho de pesquisa sobre o ambiente semiárido, convivência com o semiárido e educação contextualizada. Além disso, conheceram 3 experiências exitosas na área da educação contextualizada no semiárido, apresentada na II mesa de debate do evento, com a participação do Movimento do Sem Terra (MST), Escola Família Agrícola Dom Edilberto e  Ecoescola Thomas a Kempis.
Apresentação de Experiências
No último dia do evento, foi realizado um painel com tema “Educação no Semiárido Piauiense: desafios e perspectivas”, com a participação de representantes da Secretaria Estadual de Educação, Rede de Educação no Semiárido (RESAB), Universidade Estadual do Piauí e União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (UNDIME), no qual foram discutidos os avanços e as perspectivas da educação contextualizada no Estado.
Dentre os encaminhamentos do evento, destacaram-se: a articulação política com os novos gestores municipais; o fortalecimento das parcerias com os movimentos sociais e as universidades públicas. No âmbito da formação, priorizou-se a constituição de um grupo de estudos voltado à formação de formadores para atuarem nos municípios e a implementação de projetos de formação em municípios do Território Vale do Guaribas. Além disso, destacou-se também a importância do fortalecimento do grupo de trabalho para a produção de materiais didáticos contextualizados.
Encerramento do II Colóquio