terça-feira, 9 de agosto de 2011

Instituto realiza aula inaugural da Especialização em Educação do Campo


O Instituto Superior de Educação Antonino Freire (ISEAF) realizou nesta segunda-feira (08/08) a aula inaugural do Curso de Especialização em Educação do campo – Projovem Campo Saberes da Terra, com a presença de mais de 48 municípios do Piauí.
O curso faz parte política de formação continuada oferecida pelo ISEAF em parceria com o Ministério da Educação e Secretaria da Educação e Cultura do Estado (SEDUC), tem carga horária de 360h, com duração de um ano e meio. A especialização proporcionará a formação de 266 professores e coordenadores que atuam no programa em 48 municípios.
Para o coordenador Diniz Lopes, o curso é recebido com a expectativa de formar pessoas para desenvolver políticas educacionais voltadas especificamente para o campo. “Projovem Campo Saberes da Terra é um programa que traz temáticas que não temos na educação formal, ele é integrado com a realidade das famílias que trazem suas experiências para a escola, onde são reformuladas retornando para a sociedade promovendo cidadania e incrementando a produção com novas práticas e projetos”, ressalta Lopes que fala sobre o programa com grande empolgação.
Já o supervisor de ensino de Alegrete do Piauí, Manoel Sousa, relatou os resultados do programa no seu município que conta com mais de cem alunos nesta versão. “Esse curso vem reforçar a experiência que temos na área, aperfeiçoando também os projetos que estamos desenvolvendo, como os de produção agrícola onde já temos famílias obtendo renda, isso é um fruto já colhido por essa modalidade de Projovem”, destacou o supervisor acompanhado de vários professores do programa em seu município, dentre eles Joaquim Neto, escolhido para representar todos os demais na mesa de honra onde declamou sua crônica sobre o “Saberes da Terra”, sendo muito aplaudido.
 O Secretario Estadual de Educação, Átila Lira destacou a importância do programa e a necessidade de sua ampliação. “O Saberes da Terra tem um papel importante na política do governo de erradicação da miséria, por isso devemos ter uma atenção especial ao mesmo. Eu, junto aos técnicos da SEDUC, buscaremos uma estrutura fixa para o programa dentro da secretaria, tornado-o de caráter permanente. Além disso quero expandir sua ação para o ensino médio do campo, que junto à mediação tecnológica que estamos implementando promoveremos uma melhoria significativa na qualidade da educação do Piauí”, concluiu Lira que pretende aproveitar os futuros especialistas nesse novo projeto.   
O ProJovem Campo, oferece qualificação profissional e escolarização aos  jovens agricultores familiares de 18 a 29 anos que não concluíram o ensino fundamental. O programa visa ampliar o acesso e a qualidade da educação a essa parcela da população historicamente excluídas do processo educacional, respeitando as características, necessidades e pluralidade de gênero, étnico-racial, cultural, política, econômica, territorial e produtivas dos povos do campo.
Fonte: SEDUC-PI

Um comentário:

  1. BRASILIA -DF, 19 DE SETEMBRO DE 2011
    PREZADO SENHORES,
    ATRAVES DE EMENDAS AO ORÇAMENTO GERAL DA UNIAO PARA 2011, ESSA ENTIDADE RECEBEU EMENDA DO MINISTERIO DO TRABALHO. INSTITUTO DE PESQUISA E EDUCACAO DO CAMPO - PARA SEREM APLICADOS NO - CONTRATO DE REPASSE - EMENDAS - MINISTERIO DO TRABALHO E EMPREGO . ESSE PROGRAMA JA ESTA LIBERADOS PARA SER ELABORADOS OS REFERIDOS PROJETOS A SEREM EXECUTADOS, ASSIM, TERÁ QUE SER FEITO O PROJETO TECNICO A SER ENCAMINHADO AO ORGÃO E, DEPOIS DISSO, SER ASSINADO O CONVÊNIO.
    SE HOUVER INTERESSE, ESTAMOS A DISPOSIÇÃO PARA AJUDAR A VOCES NO QUE FOR NECESSÁRIO.
    PAULO AFONSO
    PRESIDENTE DO IBAS
    (61) 9803-6772
    phortyz@ig.com.br

    ResponderExcluir