domingo, 30 de outubro de 2011

Professor da UNEB lança livro sobre educação do campo


O professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Edmerson dos Santos Reis, Doutor em Educação, militante e pesquisador da Educação do Campo, está lançando em novembro, seu segundo livro “Educação do Campo: escola, currículo e contexto”.
A obra aponta as raízes da descontextualização da Educação no Campo Brasileiro e a exclusão dos sujeitos ao direito de uma educação escolar contextualizada com o seu meio de vivencia. Mostra também, a luta dos camponeses pela terra como fonte de vida, em contramão ao latifúndio que ver a terra  somente para fins lucrativos.
A publicação é resultado da pesquisa desenvolvida no curso de doutorado em educação, na qual o autor apresenta com riqueza de detalhes, a experiência de contextualização da educação escolar vivenciada na Escola Rural de Massaroca (ERUM) no município de Juazeiro - Estado da Bahia.  “Traz para os leitores e leitoras o processo de construção de práticas educativas, mediantes as quais se dá a contextualização do currículo no diálogo de conhecimentos e saberes. Mostra os caminhos trilhados pelos diversos atores - professores, estudantes e agricultores, técnicos, pesquisadores, gestores e gestoras – ensinando e aprendendo a ressignificar o saber escolar".
O texto propõe uma reflexão sobre a trajetória da Educação no Semiárido Brasileiro que sempre foi estigmatizado pelas demais regiões do país como a região da inviabilidade, desconsiderando todas as suas potencialidades e a sua gente, e sobre a construção de um novo currículo escolar para os estudantes dessas localidades, que paute-se pelo desenvolvimento de atitudes voltadas à construção de um projeto de desenvolvimento de nação, sustentável, solidário e integrado, que tenha nos povos e no campo uma possibilidade de inclusão e de correção das desigualdades construídas historicamente.
O livro pode ser adquirido através da Associação de Desenvolvimento e Ação Comunitária (ADAC) - E-mail: adacsf@yahoo.com.br ou (74) 3613-3083.

Nenhum comentário:

Postar um comentário