quinta-feira, 1 de março de 2012

RESAB participa de formação de educadores do Programa Saberes da Terra


A Rede de Educação no Semiárido participou nos dias 28 e 29 de fevereiro do  2º Encontro de formação da Equipe Pedagógica do Curso de Especialização em Educação do Campo – Projovem Saberes da Terra, realizado no Instituto Superior de Educação Antonino Freire. O evento teve o objetivo de discutir políticas públicas que garantem a formação dos profissionais que atuam no campo; Fundamentar a organização de tempo e espaço para a formação continuada, visando à pesquisa e produção de projeto coletivo e debater sobre a Agricultura Familiar e Sustentabilidade como meio de conciliar equidade social, crescimento econômico, mercado e preservação do meio ambiente.
Durante o evento o professores da UFPI e membros da Rede de Educação no Semiárido,  Elmo de Souza Lima e Ariosto Moura da Silva, participaram de duas mesas de debates. O primeiro, contribuiu na discussão sobre Currículo Integrado no Campo e o segundo, participou da discussão sobre Desenvolvimento e Sustentabilidade no Campo. A formação destina-se a um público de 25 educadores que trabalham com Educação do Campo, integrado ao Projovem Campo Saberes da Terra, dentre eles, Coordenadores, Supervisores, Professores e convidados.
De acordo com a coordenadora do programa no estado Evana Mairy Pereira de Araújo o encontro é uma das ações da proposta pedagógica do curso de Especialização em Educação do Campo. “Esse evento é importante porque propõe uma discussão de professores e técnicos que atuam no campo fomentando práticas que integram a comunidade”, completa.
“Cada povo possui uma raiz, têm a sua cultura diversificada, então devemos respeitá-los”, disse a consultora do MEC Stellamaris Melo durante palestra. Ela disse ainda que as categorias mais discriminadas são as que mais merecem atenção enfocando o apoio à inclusão social dos jovens e trabalhadores do campo com a ampliação da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica com o fortalecimento das redes estaduais de educação profissional inicial e continuada de acordo com cada região. 
De acordo com Maria Luiza de Cantalice, da coordenação da RESAB e coordenadora de Educação no Semiárido da SEDUC, a participação no evento foi importante para se ampliar as parcerias em torno da educação do campo e educação contextualizada no semiárido, visando o fortalecimento das políticas de educação contextualizada no Piauí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário