quarta-feira, 27 de junho de 2012

IF Sertão realiza Seminário de Educação Contextualizada em Ouricuri


O Instituto Federal de Educação (IF Sertão PE) realizou na última sexta-feira (22/06), no Campus de Ouricuri, o 1º Seminário de Educação Contextualizada no Semiárido com a participação de mais de 100 professores, estudantes e lideranças comunitárias. A abertura contou com a participação das alunas concluintes do Curso de Educação Contextualizada no Semiárido na modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC), coordenado pelo professor Adelson Dias de Oliveira.
A conferência inicial foi proferida pelo professor Elmo Lima, da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Após a palestra, houve o lançamento dos livros “Formação continuada de professores no semiárido: ressignificando saberes e práticas” e “Diálogos sobre educação do campo”, ambos da autoria do professor Elmo Lima. Em seguida, foi a vez das alunas apresentarem os resultados das atividades desenvolvidas no decorrer do Curso de Educação Contextualizada e receberem os certificados de conclusão em sessão solene.
Durante o seminário, uma roda de discussão propiciou a troca de experiências entre os participantes, que puderam refletir sobre diferentes concepções e práticas pedagógicas. Também foi apontada a possibilidade de criação de um núcleo de estudos e pesquisas em educação contextualizada no campus Ouricuri, como forma de dar continuidade aos trabalhos sobre a temática. “O que marcou a construção do seminário foi a necessidade de colorir a educação e provocar mudanças significativas no fazer pedagógico, aspecto que foi possível ser visualizado, sentido, vivido e internalizado ao longo do evento”, destacou o professor Adelson Dias, responsável pelo FIC em Educação Contextualizada no Semiárido e um dos idealizadores do evento.
O 1º Seminário de Educação Contextualizada no Semiárido foi realizado pelo IF Sertão-PE com o apoio da Coordenação de Extensão do campus Ouricuri e da ONG Caatinga, por intermédio de projeto em parceria com a ONG Actionaid.

Nenhum comentário:

Postar um comentário