domingo, 12 de maio de 2013

Jornal Nacional destaca experiências exitosas de convivência com o semiárido


O Jornal Nacional da Rede Globo apresentou, no dia 11/05, as experiências de convivência com o semiárido desenvolvida pela Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA BRASIL) que tem ajudado as famílias a superarem os efeitos da seca e a garantirem renda e qualidade de vida.
Com o uso de tecnologias simples, as organizações sociais que participam da Asa Brasil têm levado novos conhecimentos às comunidades rurais do sertão nordestino, criando novas perspectivas de desenvolvimento na região baseando na ideia de convivência com o semiárido. A ideia é mostrar para os agricultores que é possível criar alternativas de convivência com a seca com a utilização de tecnologias simples que facilitem o aproveitamento e o uso sustentável da água de chuva para a produção de alimentos no semiárido.

As principais tecnologias utilizadas pela Asa Brasil são as cisternas de placa com capacidade para 16 mil litros, que capta a água do telhado para atender ao consumo doméstico, construída através do Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC) - Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semiárido da ASA. O objetivo do P1MC é beneficiar cerca de cinco milhões de pessoas em toda região semiárida com água potável para beber e cozinhar, através das cisternas de placas.
E a outra tecnologia, é a chamada cisterna calçadão, com capacidade de armazenar 52 mil litros que capta a água de uma calçada de cimento que será utilizada para a irrigação de plantas e horas e a criação de pequenos animais.
Esta tecnologia está sendo construída pelo Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), que tem como objetivo fomentar a construção de processos participativos de desenvolvimento rural no Semiárido brasileiro e promover a soberania, a segurança alimentar e nutricional e a geração de emprego e renda às famílias agricultoras, através do acesso e manejo sustentáveis da terra e da água para produção de alimentos.
A Asa Brasil já construiu em parceria com o governo federal mais de 460 mil cisternas para o consumo doméstico. A meta é chegar a um milhão. No semiárido, é preciso planejar e estocar.
Veja os vídeos sobre as experiências de convivência com o semiárido

Reportagem do Jornal Nacioal


Reportagem do Bom Dia Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário