quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Viva Paulo Freire e sonho da educação libertadora



Nesta quinta-feira, 19 de setembro, o educador Paulo Freire completaria 92 anos. Defensor de uma pedagogia essencialmente política, Freire afirmava que o maior objetivo da educação é conscientizar o aluno.

Paulo Freire dedicou parte de sua vida a construção e propagação da pedagogia dos oprimidos, contrapondo-se a educação bancária difundida na maioria das escolas brasileiras. Para ele, ao invés de depositar conhecimentos abstratos e vazios, devem despertar sonhos e utopias. Promover a inquietação e desejo de conhecer e transformar a realidade.
Suas obras inspiraram inúmeras experiências educativas no Brasil e no mundo, voltada à propagação dos ideias de liberdade e justiça social. São experiências que continuam alimentando os sonhos de educadores e pesquisadores que lutam pela construção de crítica e emancipadora. Uma educação comprometida com a vida, a liberdade e o amor fraterno com o ser humano.

Os ideais freireanos estão, cada vez mais, se propagando pelo sertão nordestino irrigando – com sonhos e utopias - os solos secos das escolas do semiárido, fazendo surgir propostas educativas voltadas à convivência com o semiárido e a difusão de saberes e tecnologias que possibilite a construção de novas alternativas de desenvolvimento sustentável.

Em 1997, Freire faleceu vítima de um ataque cardíaco aos 75 anos. Hoje, o educador é o brasileiro mais homenageado por instituições acadêmicas na história, com 41 títulos de Doutor Honoris Causa de universidades como Harvard, Cambridge e Oxford. Em abril deste ano, o Centro de Referência Paulo Freire disponibilizou a obra completa do educador gratuitamente para download, além de vídeos com suas aulas, palestras e entrevistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário