segunda-feira, 17 de março de 2014

Educadoras piauienses participam de intercâmbio sobre educação contextualizada

A Secretaria Estadual de Educação do Piauí promoveu no período de 11 a 14 de março um intercambio de experiência com o grupo de 13 educadoras que irão participar do projeto de educação contextualizada no semiárido piauiense, através do Projeto Mais Viver Semiárido.
O intercâmbio começou pelo município de Pedro II, onde as educadoras conheceram o trabalho desenvolvido pela Ecoscola Thomas a Kempis vinculada ao Centro de Formação Mandacaru, onde tiveram a oportunidade de trocar experiência sobre os projetos educativos desenvolvidos na área da agroecologia e da educação contextualizada.
Nos dias 12 e 13 de março, o grupo deslocou-se para o município de Tamboril, no Ceará, o "Projeto Educação Contextualizada - convivendo com o semiárido" desenvolvido no município a mais de sete anos, envolvendo todas as escolas da zona rural do município.
Por meio da Educação Contextualizada alunos e famílias das 41 escolas da zona rural têm sido envolvidos em atividades modulares que valorizam e destacam o semiárido, facilitando o aprendizado e a convivência de todos nesta região, em que água não é algo muito fácil. São 291 educadores, que passam por uma formação continuada na nova proposta para repassar aos 3.214 alunos e seus familiares.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação de Tamboril, os módulos de formação são direcionados ao reconhecimento de princípios históricos e geográficos da região semiárida, suas características geofisiológicas, climáticas, ambientais, sócio-políticas, econômicas e cultural, potencializando as vocações humanas e geográficas através das diversas experiências alternativas de convivência com o semiárido. Seis eixos temáticos compõem a proposta, implantada na rede municipal de ensino da zona rural de Tamboril. A partir deste ano começa a sensibilizar professores e alunos da zona urbana: planejamento, contação de histórias e dinâmica de grupo, convivência com semiárido, soberania e segurança alimentar, agricultura familiar e agroecologia.
Para Graça Farias, Secretária de Educação, “a educação contextualizada é um novo jeito de educar, que nasce do próprio chão, partindo da nossa realidade e tem como objetivo fazer com que a pessoa conhece o seu habitat, valorize e nele se fixe. Somos modelo em nível nacional, já apresentamos a experiência em vários locais e temos professores fazendo pesquisas e teses de mestrado e doutorado sobre a proposta, que aqui no município universalizaremos",
Para o prefeito de Tamboril, Ramiro Júnior, o projeto de educação contextualizada traz grandes avanços, especialmente na formação da consciência crítica de alunos, professores e as famílias de um modo geral. "É um referencial forte e forma o cidadão crítico no seu meio, com foco no conhecimento da realidade, além de ultrapassar os muros da escola. Investimos porque vimos a importância da proposta", destaca o prefeito de Tamboril. A experiência serve de referência para outras unidades, pela viabilidade da metodologia utilizada.

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