terça-feira, 30 de setembro de 2014

UESPI discute proposta de Mestrado sobre desenvolvimento do Semiárido

O Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Piauí, Geraldo Eduardo da Luz, apresentou na última sexta-feira, 26/10, no auditório da Uespi em Picos, aos professores do Curso de Especialização em Educação contextualizada no Semiárido e aos membros da Rede de Educação no Semiárido (RESAB) a proposta da instituição de criação do Curso de Mestrado na área de desenvolvimento no semiárido.
A previsão é que o Curso de Mestrado que seja implantado na instituição no próximo ano voltado para o desenvolvimento do Semiárido Piauiense, propondo novas tecnologias para os problemas vivenciados nesta região, bem como a interação com as comunidades no que diz respeito ao acesso à informação, dentre outros aspectos.
Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Geraldo Eduardo Luz, a ideia é reunir professores doutores da UESPI e de outras instituições parcerias para discutir a elaboração do projeto, contemplando uma visão interdisciplinar dos estudos e pesquisas sobre o semiárido. Após formulação da proposta feita pelos professores, esta será encaminhada em março de 2015 à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), para análise, e em caso de aprovação do Curso.
"A nossa ideia é desenvolver as potencialidades da região, uma região prioritária para o desenvolvimento econômico do Nordeste e do país, onde este desenvolvimento econômico está atrelado ao desenvolvimento social. Esse programa de pós-graduação possibilita o desenvolvimento dessas potencialidades para que as mesmas se tornem benefícios para toda esta região”, disse Geraldo Eduardo Luz.
Para a coordenação da RESAB no Piauí, a proposta do Curso de Mestrado sobre o desenvolvimento no semiárido associado às políticas de convivência discutidas pelos movimentos e organizações sociais pode trazer inúmeras contribuições para o desenvolvimento da região, com a produção e disseminação de conhecimentos e tecnologias voltadas à melhoria da qualidade de vida da população desta região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário