quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Professores discutem sobre educação contextualizada em Semana Pedagógica

Mais de 100 professores do município de Ipiranga do Piauí participaram do debate promovido pela Secretaria Municipal de Educação, sobre as práticas educativas contextualizada no semiárido, em parceria com a Rede de Educação Contextualizada no Semiárido (RESAB).
A mesa de debate sobre a Educação Contextualizada no Semiárido ocorreu no dia 05 de fevereiro de 2015, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, como parte da programação da I Semana Pedagógica 2015 realizada no período de 03 a 05 de fevereiro/2015, e teve como debatedores o Prof. Dr. Elmo de Souza Lima, do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Prof.ª Maria Luíza de Cantalice, Técnica da Secretaria Estadual de Educação do Piauí, vinculada à Coordenação de Educação Contextualizada.
Ao longo do debate, foram apresentados os princípios que norteiam a proposta de educação contextualizada no semiárido, associado também as políticas de educação do campo, bem como, a importância deste projeto educativo na redefinição do papel da escola na formação crítica das crianças e adolescente, vinculado ao trabalho de valorização da cultura, da história e das potencialidades locais.
Após a mesa de debate, a Profa. Reginalda Alves Pereira Ribeiro, diretora da Escola Municipal Liberato Vieira, apresentou a experiência piloto desenvolvida na comunidade Brejo da Fortaleza, em Ipiranga, na área da educação contextualizada no semiárido, em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Rede de Educação do Semiárido Brasileiro (RESAB).
Segundo Reginalda, o trabalho desenvolvido na escola através da horta pedagógica, do viveiro de mudas, de visitas de intercâmbios nas roças agroecológicas e as atividades de campo voltadas ao reconhecimentos das potencialidades locais tem motivado bastante os alunos e ampliado as relações de parceria e colaboração com a comunidade. 
As discussões provocaram importantes inquietações entre os educadores quanto à necessidade de rediscutir os projetos educativos desenvolvidos nas escolas, deslocados dos contextos socioculturais e políticos dos educandos, assim como, da ausência de um diálogo com a comunidade quanto as reais necessidades formativas, a valorização e o reconhecimento das práticas sociais e das experiências e conhecimentos dos sertanejos.
Ao final do evento, a Secretaria Municipal de Educação assumiu o compromisso de reativar o trabalho da Coordenação de Educação do Campo, com a proposição de políticas de formação de professores na área da educação do campo associada ao debate da educação contextualizada no semiárido e o desenvolvimento de novas estratégias de planejamento que contemple o diálogo com a comunidade e as demandas sociais, políticas e culturais locais.

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