domingo, 7 de junho de 2015

Escola realiza mapeamento das potencialidades do semiárido

As riquezas do semiárido brasileiro são pouco conhecidas pela maioria da população devido à ausência de estudos sobre estes temas nas escolas e à falta de divulgação nos meios de comunicação. Com o propósito de ampliar os estudos e a produção de conhecimentos sobre as potencialidades socioeconômicas desta região, a Escola Municipal Liberato Vieira realizou no mês de maio/2015, um mapeamento das potencialidades socioeconômicas em 10 comunidades no município de Ipiranga, no semiárido piauiense.
O mapeamento foi realizado pelos estudantes do 1º ao 9º ano, envolvendo 124 famílias e 445 pessoas, quase 50% do total de famílias que vivem na região do Brejo da Fortaleza, zona rural do município de Ipiranga. Com este trabalho, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer as principais potencialidades da comunidade, principalmente aquelas relacionadas às atividades agrícolas e a pecuária, principal fonte de renda da região.
De acordo com os alunos, chamou a atenção o grande número de famílias que não tem a posse da terra e desenvolvem suas atividades como meeiros e/ou arrendatários. Além disso, observou-se que há muito desperdícios de frutas que poderia ser utilizadas na produção de doces, polpas e geleias.
Constatou-se também que são poucas as famílias que produzem para a comercialização. A maioria limita-se à produção para o consumo, talvez devido à pequena área para produção e a ausência de políticas no município que fomente a comercialização da agricultura familiar.
Para Graziely Veloso, aluna do 8º ano, o trabalho foi muito importante para que os estudantes pudessem conhecer melhor as potencialidades da comunidade, interagir e trocar experiências com as famílias. Por outro lado, ela acrescenta que este trabalho de pesquisa na comunidade foi importante para o desenvolvimento da autonomia e da autoconfiança dos estudantes, já que no inicio das atividades muitos achavam que não iam conseguir atingir os objetivos proposto.
Na última sexta-feira (05/06), a equipe pedagógica da escola participou de uma Oficina Pedagógica sobre Educação contextualizada no Semiárido, realizada pela Rede de Educação no Semiárido e a Universidade Federal do Piauí, com o propósito de aprofundar a discussão com os professores, os alunos e os pais sobre o mapeamento da realidade, visualizando as atividades que poderiam ser realizadas para contribuir com a melhoria da qualidade de vida das famílias.
Durante a Oficina, os professores também tiveram a oportunidade discutir as estratégias pedagógicas que serão desenvolvidas no processo sistematização e organização dos conhecimentos extraídos do mapeamento da realidade. Devido o volume de informações e a complexidade destes dados, tornou-se necessário organizá-los em eixos e sub-eixos temáticos com o propósito de estabelecer os diálogos interdisciplinares entre os dados da pesquisa e os conhecimentos escolares, visando o desvelamento dos fatos e a compreensão aprofundada dos aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais que estão implícitos na vida do sertanejo.
Horta Pedagógica
Para o professor da Universidade Federal do Piauí, Elmo de Souza Lima, que assessora o projeto de educação contextualizada na escola, não basta extrair os dados da realidade, é necessário desenvolver um trabalho pedagógico criterioso com estes conhecimentos com o intuito de levar os educandos a ampliarem o olhar sobre o contexto no qual estão inseridos, superando as visões ingênuas e simplificadas da realidade.
Viveiro de Mudas
Com o propósito de aprofundar os estudos contextualizados no semiárido, a Escola Municipal Liberato Vieira desenvolve também intercâmbios de experiências e aulas de estudos e pesquisas na comunidade. Além disso, construiu na escola uma horta pedagógica e um viveiro de mudas para a produção de plantas nativas e frutíferas.

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