sexta-feira, 8 de julho de 2011

Pesquisas demonstram desafios das escolas do campo no Piauí

As alunas do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí,  Joanice Pereira de Sena e Anny Camila Lima Rodrigues, desenvolveram suas pesquisas de conclusão de curso sobre a educação do campo no Piauí. A primeira fez sua pesquisa na Escola Municipal Cerâmica Cil e, a segunda, pesquisou a Unidade Escolar Lucas Meireles, localizada no Assentamento 17 de abril, ambas no município de Teresina-PI. O trabalho foi desenvolvido sob a orientação do professor Elmo de Souza Lima.

Imagem extraída do livro de Estudos Sociais
Dentre os principais desafios identificados nas pesquisas, destacaram-se: a má formação dos docentes para atuar nas escolas do campo, já que no Estado são poucas experiências na área da formação de educadores do campo. Por tanto, a maioria dos professores que atuam na educação do campo não compreendem seus os princípios e reproduzem nas escolas do meio rural os projetos educativos desenvolvido na cidade; a utilização de livros didáticos que não fazem uma discussão sobre do campo do piauiense e nem permite uma compreensão dos aspectos sociais, políticos e econômicos do meio rural. E pior, reproduzem imagens estereotipadas sobre o campo e sua população, ampliando o preconceito acerca da cultura da população componesa.
Além disso, as pesquisas evidenciam ainda as precárias condições em que se encontram as escolas do campo, tendo em vista que a maioria dessas instituições não possui biblioteca, laboratório de informática, laboratório de ciência, dentre outros equipamentos necessários para o desenvolvimento de uma prática educativa de qualidade. Fica evidente também que em muitas escolas do campo a estrutura física não é adequada à demanda da escola.
Escola do Assentamento 17 de abril - Teresina
Os dados levantados pelas pesquisas reforça a posição dos movimentos sociais do campo quando denunciam que o Piauí não tem uma política de educação do campo e que o ensino oferecido nessas instituições de ensino não consideram as especificidades locais e nem oferece as condições para que os jovens desenvolvam-se enquanto sujeitos capazes de construir novas políticas de desenvolvimento sustentável para essa região.


Saiba mais sobre situação da educação do campo no Brasil:

Educação no campo e o retrato do ensino rural no Brasil

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