Aula Agroecológica em Valente
Oferecer uma educação contextualizada é uma tarefa que toda Escola do Campo tem que cumprir e foi com essa preocupação que a nossa escola procurou desenvolver, juntamente com os alunos e a comunidade local, algumas técnicas de alternativas de convivência com o semiárido.
A nossa primeira experiência foi com a horta verão, que mobilizou todos os alunos para o plantio das hortaliças: cenoura, coentro, alface, beterraba, cebolinha, pimentão, abobrinha e repolho. Durante esse ano já realizamos duas colheitas e foi uma farra só, utilizamos na alimentação escolar e o que sobrou, distribuímos para as famílias dos alunos. Além da horta, plantamos também várias ervas medicinais que têm muita serventia na escola.
É nesse mesmo quintal que fazemos mudas de árvores frutíferas e adequadas a nossa região. A cada ano, recolhemos as sementes trazidas pelos alunos e plantamos e cuidamos dessas mudas até poderem ser distribuídas entre as famílias. É um trabalho que parece ser pequeno, mas sabemos que estamos fazendo a nossa parte!
Nossa escola está rodeada dessas árvores, todas protegidas, com uma simples técnica de gotejamento feito de garrafa Pet e ajuda a economizar a água.
E por falar em ÁGUA, esse tema tão abordado no Projeto CAT, tem um destaque especial em nossa escola, exemplo disso é a construção da mandala que fizemos no fundo da cozinha para reaproveitar a água da pia.
Experiência com Mandala
Trabalhando dessa maneira, estamos contribuindo para nossos alunos compreenderem melhor a região onde vivem e aprenderem desde cedo técnicas que os ajudem a conviver com o Semiárido, pois além da temática fazer parte dos conteúdos de sala de aula, eles aprenderam na prática cada experiência dessas. Isso faz com que o ensino se torne mais eficaz, a aprendizagem mais prazerosa e a escola mais útil às famílias e comunidade.
Trabalhando com essa temática pude mostrar aos alunos o quanto é importante o trabalho da Agricultura familiar e que é possível viver bem no Semiárido cheio de possibilidades.

Profª Urânia Rodrigues – 3º, 4º e 5º ano
Escola Municipal Veríssimo
Ferreira da Silva
Comunidade de Encruzilhada, Valente
Fonte: http://blogdocat.moc.org.br