quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Tese de doutorado discute as possibilidades da reorientação do currículo no semiárido

Os estudos sobre a educação no semiárido vêm se ampliando cada vez nas universidades nordestinas, fruto das discussões empreendidas pelos movimentos e organizações sociais do campo e pela Rede de Educação no Semiárido (RESAB). Com isto, é crescente o número de estudos e pesquisa nesta área, ampliando a produção do conhecimento e a proposição de novas políticas educacionais voltadas para o contexto e as especificidades socioculturais, políticas e organizativas do sertão brasileiro.
Estes estudos trazem contribuições significativas para as lutas empreendidas pela de Rede de Educação no Semiárido (RESAB) em torno da construção de projetos educativos contextualizados que valorizem os saberes e as práticas culturais dos grupos sociais e possibilitem a produção de conhecimentos voltados à emancipação. No entanto, o desenvolvimento de projetos educativos contextualizados está associado à implementação de políticas de formação de educadores que favoreçam a compreensão crítica do contexto sócio-histórico e cultural e o desenvolvimento de práticas educativas fundadas nos princípios políticos e epistemológicos crítico-emancipatórios.
A tese de doutorado intitulado “Formação continuada de educadores/as: as possibilidades de reorientação do currículo no semiárido”, desenvolvida pelo professor da Universidade Federal do Piauí e membro da RESAB, Elmo de Souza Lima, se apresenta como mais uma contribuição para o debate construído em torno da proposta de educação contextualizada no semiárido.
O estudo foi desenvolvido na Escola Municipal Liberto Vieira, da zona rural do município de Ipiranga do Piauí, a partir das contribuições teórico-metodológicas da pesquisa-ação crítica. Durante o trabalho de formação-investigação realizado durante 15 meses, foi possível problematizar o olhar crítico das educadoras sobre o contexto sócio-histórico e cultural da comunidade, bem como sobre projeto educativo da escola, favorecendo a identificação dos desafios e possibilidades quanto à reorientação da proposta pedagógica e curricular na perspectiva da contextualização e da interdisciplinaridade, comprometida com a formação crítica dos educandos.
Com base nas reflexões críticas desenvolvidas sobre o projeto curricular da escola e as necessidades formativas da comunidade, foi possível pensar numa proposta curricular construída a partir de eixos temáticos norteadores do processo de seleção e organização do conhecimento. A partir do diagnóstico construído pelas educadoras, em parceria com a comunidade, levantaram-se os problemas e as demandas socioculturais e políticas que, ao serem problematizados, possibilitaram a definição dos eixos temáticos que conduzirão os trabalhos de estudos e investigação através dos projetos interdisciplinares de estudos.
Este trabalho de pesquisa, que será transformado em livro, apresenta-se como mais uma contribuição para o debate sobre a educação do campo e a educação contextualizada no semiárido.

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