segunda-feira, 24 de agosto de 2015

RESAB realiza Curso de Formação de Formadores em Educação Contextualizada no Piauí

A Rede de Educação no Semiárido Brasileiro (RESAB) e a Universidade Federal do Piauí realizaram nos dias 21 e 22 de agosto/2005, a primeira etapa do Curso de Formação de Formadores/as em Educação contextualizada no Semiárido, voltado à capacitação de 25 educadores/as que irão compor o Núcleo de Formadores da RESAB no Piauí.
A proposta de formação está organizada em quatro módulos temáticos voltados à discussão, por um lado, dos aspectos sócio-históricos, políticos, econômicos e culturais do semiárido e, por outro, dos aspectos teórico-metodológicos e políticos pedagógicos que norteiam os projetos de educação para a convivência. Os módulos serão desenvolvidos a partir das seguintes temáticas:
Módulo I: Semiárido Brasileiro: aspectos sócio-históricos, geoambientais, políticos e culturais;
Módulo II: Educação Contextualizada no Semiárido: bases teóricas e concepções político-pedagógicas
Módulo III: Práticas educativas no contexto do Semiárido: referenciais teórico-metodológicos
Módulo IV: Currículo, cultura e conhecimento: estratégias de integração e contextualização dos projetos educativos
A metodologia de trabalho baseia-se na pedagogia freireana e na educação popular, tendo como eixo central a problematização das condições socioeconômicas, políticas e culturais do semiárido, bem como, dos pressupostos teórico-metodológicos que dão sustentação às práticas educativas desenvolvidas nas escolas do semiárido.
Nesta primeira etapa, o prof. Antônio Fonseca Neto, da Universidade Federal do Piauí, fez uma discussão sobre os “Aspectos históricos do semiárido brasileiro e piauiense” e a Profa. Liège Moura, da Universidade Estadual do Piauí, apresentou as “Bases Conceituais do semiárido brasileiro”. Em seguida, os participantes construíram um conjunto de recomendações e estratégias didáticas e pedagógicas para a formação de professores na perspectiva da educação contextualizada semiárido, assim como, assumiram o compromisso de iniciar este trabalho de formação nos seus municípios.
O Curso contou com a participação de 24 pessoas, oriundas da região de Picos, Valença, Pedro II, São Raimundo Nonato e Teresina. Os participantes são coordenadores pedagógicos de escolas públicas, educadores populares, professores universitários, técnicos vinculados a Secretaria Estadual e Municipal de Educação e estudantes do Curso de Pedagogia da UFPI, que atuam em projetos de educação contextualizada no semiárido no Piauí.
A atividade foi desenvolvida em parceria com a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Cáritas Regional do Piauí, Escola de Formação Paulo de Tarso, Secretaria Estadual de Educação do Piauí (SEDUC), Cooperativa de Produção e Serviços de Técnicos Agrícolas do Piauí (Cootapi), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Sindicato dos Servidores Municipais de Picos(SINDSERM-PICOS), Centro de Formação Mandacaru, Secretarias Municipais de Educação de Picos, Ipiranga e Itainópolis e a Emater – PI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário