sexta-feira, 11 de setembro de 2015

UESPI realiza Seminário de Educação do campo e Política Educacional

 A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e o Fórum Piauiense de Educação do Campo (Fopec) realizaram nos dias 09, 10 e 11 de outubro/2015, o Seminário de Educação do Campo e Política Educacional, no campus Torquato Neto em Teresina. O evento contou com a parceria do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e a Federação da Agricultura Familiar (FAF).
O Seminário teve como objetivos socializar os trabalhos realizados no contexto do Curso de Especialização em Educação do Campo (Cultivando a semente), discutir a realidade e os desafios da política de Educação do Campo no Piauí, além de aprofundar compromissos institucionais e organizativos em torno da Educação do Campo no Piauí.
A programação do Seminário foi composta por conferência, mesas de debates, apresentação de trabalhos científicos, intercâmbio de experiências, atividades culturais e exposição de produtos orgânicos da agricultura camponesa.
No primeiro dia, na abertura do evento, houve a Conferência “Educação do Campo e Política Educacional”, proferida pelo Chefe da Divisão de Educação do Campo do INCRA, : Nelson Marques Felix. Na manhã do segundo dia, o evento contou com a apresentação dos trabalhos de pesquisas desenvolvidos por alunos e professores na área da educação do campo.
Na tarde do segundo dia, houve o Painel: Educação do Campo e desafios na Implementação da Política. Durante o painel a Prof. Dra. Marli Clementino (UFPI) apresentou a Pesquisa Nacional sobre a Educação na Reforma Agrária. Em seguida, o representante da Superintendência do INCRA-PI, Manoel Oliveira, apresentou as atividades do PRONERA no Piauí, e Elisabeth Meireles, Diretora de articulação comunitária da SDR e o Prof. Elmo Lima da Universidade Federal do Piauí discutiram sobre os desafios que estão postos para a educação do campo no Estado.
Ainda no final da tarde do segundo dia, a professora doutora Maria Nalva Rodrigues da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) fez uma discussão sobre “Política da Educação do Campo: desafios e perspectivas”.
No último dia (11/09), os participantes farão pela manhã uma visita ao assentamento 17 de abril – localizado na BR-316, próximo ao município de Demerval Lobão, com o objetivo de conhecer a rotina do assentamento bem como a organização deles para a produção de melancia, milho, criação de suínos, dentre outras atividades.
Na parte da tarde, o evento contou com o painel: “Educação do Campo, Universidade e Movimentos Sociais” com a presença do professor doutor José Jonas Duarte da Costa, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Em seguida, os movimentos sociais fizeram suas intervenções com relação ao processo de articulação entre os movimentos sociais e as universidades para o fortalecimento da educação do campo no Piauí.
Durante o Seminário, dezenas de professores e alunos de cerca de 30 municípios da Universidade Estadual do Piauí – UESPI e da Universidade Federal do Piauí apresentam trabalhos de pesquisa ou relatos de experiências de atividades desenvolvidas com as escolas do campo no Estado.
Durante os três dias do evento, os movimentos sociais organizaram o “Espaço de Saberes e Fazeres da Reforma Agrária, na área externa ao Palácio Pirará, com as exposições e comercialização de produtos orgânicos cultivados nos assentamentos do Estado.
Para a professora Lucineide Barros, organizadora do Seminário, o evento “é um momento de discussão com gestores, pesquisadores, movimentos sociais e a própria universidade sobre a realidade da política de educação do campo. Vamos focar também nos desafios para avançar nas ações de educação do campo no Piauí”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário